Home » Atualidade » Nacional » AUTARQUIAS 2013 VERSUS CNE

AUTARQUIAS 2013 VERSUS CNE

PRESIDENTE DA ENTIDADE REGULADORA AINDA NÃO TEM OPINIÃO FORMADA

Em comunicado enviado à agência Lusa, Carlos Magno assume que “a ERC ainda não tomou posição”, estando o assunto agendado para ser “discutido” na reunião de quarta-feira do Conselho Regulador, ao qual preside.

Pessoalmente, posso reafirmar aquilo que sempre defendi, muito antes de ser presidente da ERC”, assinala, lamentando que “não haja cobertura televisiva das autárquicas” de 29 de Setembro, embora reconheça, também, “as dificuldades práticas em cumprir à letra uma interpretação da lei que permite confundir propaganda política com jornalismo“.

As três televisões de sinal aberto – RTP, SIC e TVI – discordam dos termos exigidos pela Comissão Nacional de Eleições para a cobertura das autárquicas e planeiam seguir poucos concelhos, com a RTP a ponderar desistir do acompanhamento da campanha eleitoral.

A lei exige que todas as candidaturas tenham tratamento igual por parte dos órgãos de comunicação social.

No seu comunicado, Carlos Magno lembra que as eleições autárquicas “são sempre uma excelente oportunidade para falar da diversidade territorial, e não apenas da corte da capital” e que “há muitos cidadãos independentes e candidatos de todos os partidos que têm direito a ser conhecidos do resto do país“.

Contudo, o presidente da entidade reguladora da comunicação social entende que os directores de informação dos três canais generalistas, “profissionais de quem o país se deve orgulhar”, devem “ter o apoio dos cidadãos quando defendem princípios básicos do jornalismo”, especificamente argumentou que, “eles estão a reafirmar aquilo que a nossa Constituição consagra, que é a liberdade editorial“.

Para Carlos Magno, os directores de Informação da RTP, SIC e TVI, ao assumirem que “querem cumprir regras jornalísticas”, estão “a dizer que não querem fazer campanhas condicionadas e com repórteres a servir de simples figurantes”.

Acabou por vincar que, “Estão a exercer o seu poder editorial, que é o único poder que os jornalistas devem ter, e defender”.

(in Ag. Lusa)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.