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Autarquias: As reclama√ß√Ķes disparam exponecialmente

Autarquias: As reclama√ß√Ķes disparam exponencialmente

O recente estudo do Portal da Queixa faz o Raio-X das inquieta√ß√Ķes dos mun√≠cipes, concluindo que os principais motivos de reclama√ß√£o se relacionam com as Infraestruturas, Servi√ßos e Ambiente.

Com o mote das elei√ß√Ķes Aut√°rquicas √† porta, o Portal da Queixa realizou um estudo para apurar os principais problemas e preocupa√ß√Ķes – de foro municipal – que mais inquietaram os portugueses durante o mandato que agora termina (2017 ‚Äď 2021).

Foi registado um aumento de 392% do n√ļmero total de reclama√ß√Ķes dirigidas √†s entidades aut√°rquicas, em compara√ß√£o com o per√≠odo hom√≥logo (do mandato anterior). Os principais motivos de reclama√ß√£o dos mun√≠cipes est√£o relacionados com Infraestruturas, Servi√ßos e Ambiente, revela uma an√°lise focada nas queixas dirigidas √†s 18 C√Ęmaras Municipais das capitais de distrito do pa√≠s.

Entre 1 de outubro de 2017 e 31 de julho de 2021, o Portal a Queixa recebeu um total de 6988 queixas, um crescimento de 392% em compara√ß√£o com o per√≠odo hom√≥logo do mandato anterior. De 1 de outubro de 2013 at√© 31 de julho de 2017, foram registadas na maior rede social de consumidores de Portugal apenas 1419 reclama√ß√Ķes.

O estudo permitiu concluir que Lisboa (1496), Porto (407) e Braga (191) foram, neste mandato que agora termina, as autarquias que receberam, no Portal da Queixa, o maior volume de reclama√ß√Ķes por parte dos seus mun√≠cipes, um resultado que est√° relacionado com o facto de pertencerem √†s zonas mais urbanizadas do Pa√≠s e √†quelas que apresentam uma maior densidade populacional.

Por outro lado, as autarquias de Portalegre (10), Bragan√ßa (7) e Guarda (5) s√£o as que menos reclama√ß√Ķes t√™m registadas no Portal da Queixa. No estudo, evidencia-se a C√Ęmara Municipal de Vila Real concelho que, ao longo do mandato atual, n√£o registou uma √ļnica reclama√ß√£o.

Na an√°lise efetuada, o indicador de varia√ß√£o – do crescimento entre os per√≠odos dos dois mandatos -, aponta percentagens significativas de subida das reclama√ß√Ķes nos munic√≠pios de Viana de Castelo (1300%), em Beja (1000%) e Faro (825%).

Relativamente ao par√Ęmetro √ćndice de Satisfa√ß√£o ‚Äď pontua√ß√£o atribu√≠da a cada entidade no Portal da Queixa -, s√£o cinco as autarquias que demonstram uma maior preocupa√ß√£o em responder e resolver os problemas reportados pelos seus mun√≠cipes. Com as melhores pontua√ß√Ķes destacam-se as c√Ęmaras de Lisboa, Faro, Braga, Leiria e Set√ļbal.

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