Home » Ambiente & Natureza » Avaliação do Estado Ambiental das águas marinhas
Avaliação do Estado Ambiental das águas marinhas
Avaliação do Estado Ambiental das águas marinhas

Avaliação do Estado Ambiental das águas marinhas

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), anunciou a do período de discussão pública sobre a Avaliação do Estado Ambiental das águas marinhas sob soberania portuguesa, para cumprimento das formalidades inerentes à implementação do segundo ciclo da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

Os trabalhos técnicos exigiram uma grande coordenação entre os organismos da Administração Central e os organismos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Fruto dessa colaboração, os documentos são agora colocados simultaneamente em discussão pública no Continente e nas Regiões Autónomas e subscritos pelo governo da República e pelos dois governos regionais.

A implementação da DQEM em Portugal enquadra-se na Região Marinha do Atlântico Nordeste e em duas sub-regiões marinhas: i) sub-região da Macaronésia e ii) sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica.

Portugal tem pugnado pela implementação da DQEM nas escalas regionais oceânicas, de acordo com o texto e espírito desta importante Diretiva, e tem desenvolvido projetos em conjunto com os países do Arco Atlântico (países parceiros nas sub-regiões marinhas), num espírito de cooperação internacional para que se alcance o bom estado ambiental das águas marinhas na região e sub-regiões onde se integram as águas marinhas sob soberania portuguesa. Entre estes projetos internacionais, destacam-se os do lixo marinho liderados por Portugal e os referentes à determinação da análise de risco ambiental.

A implementação do segundo ciclo da DQEM, surge no seguimento da aprovação e publicação do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional. Com estes dois instrumentos Portugal espera contribuir decisivamente para a melhoria ambiental das águas marinhas do Atlântico Nordeste, assumindo o seu papel enquanto estado costeiro com maiores responsabilidades nas águas marinhas pan-europeias.

A DGRM apela a uma grande participação na discussão pública, de forma a que os documentos em análise possam ser escrutinados criticamente e melhorados em conformidade. Os documentos em consulta pública encontram-se disponíveis em www.dgrm.mm.gov.pt

Sobre a DGRM

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o setor marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e atividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.