Home » Cultura » Arte Urbana » Aveiro é a última paragem do SEAT Art Cities
Aveiro é a última paragem do SEAT Art Cities
André da Loba homenageia Aveiro, a sua cidade natal, com mais um mural SEAT Art Cities

Aveiro é a última paragem do SEAT Art Cities

O SEAT Art Cities chegou à última paragem do roteiro de arte urbana portuguesa, para dar a conhecer, a cidade de Aveiro, a cidade dos Moliceiros, pelos olhos e criatividade do artista André da Loba.

Na última paragem deste roteiro da arte urbana, que passou pelas cidades de Braga, Carvoeiro, Lisboa e Matosinhos, é possível ficar a conhecer melhor Aveiro, a cidade da Ria, dos canais, da Arte Nova e dos moliceiros, através do olhar do artista aveirense André da Loba.

As obras deste artista, são conhecidas pelo registo minimalista e marcadas pela cor e estilo geometrico em formas de contornos simples.

A atriz e apresentadora Madalena Brandão irá acompanhar o artista ao volante de um SEAT Ateca pelas ruas de Aveiro, para descobrir os locais mais emblemáticos e inspiradores da cidade e os seus principais murais de arte urbana.

“Foi um prazer voltar a Aveiro com a SEAT ART CITIES e o Vhils. Neste mural tentei capturar a essência da cidade que cresceu e vive à volta da ria e ao mesmo tempo fazê-la dialogar com a SEAT. Para a minha intervenção, escolhi como temas a onda e o nevoeiro tão característicos de Aveiro. O desenho é uma onda em movimento vigoroso a rasgar nuvens tonais da neblina matinal como se, apressada, fosse acordar a cidade para mais um dia de vida líquida nos canais da memória” sublinha André da Loba.

“O SEAT Art Cities curated by Vhils é a oportunidade perfeita para conhecer o património de arte urbana nacional. A arte urbana transformou as nossas cidades em verdadeiras galerias a céu aberto onde artistas notáveis dão cor e vida a locais por vezes esquecidos.

Aveiro é a quinta e a última cidade que a SEAT explorou juntamente com André da Loba que apresenta a sua obra localizada na rua Carlos Aleluia, a bordo de um Ateca” afirma Teresa Lameiras, Diretora de Marketing & Comunicação da SEAT Portugal.

André da Loba artista e poeta relutante, nasceu em Aveiro em 1979 e formou-se em Ilustração na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Publicou mais de uma dezena de livros em Portugal, Espanha e Brasil e o seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente. Foi considerado pela revista Lürzer’s Archive um dos melhores 200 ilustradores do mundo.

Em seatartcities.com é possível fazer esta mesma viagem, sem sair do lugar: no website encontram-se disponíveis todos os conteúdos relativos às cidades, aos artistas, às suas paredes e às suas inspirações e referências. São disponibilizados vídeos documentais e de “making-of” de cada cidade, num percurso mapeada em versões desktop e mobile.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.