Home » Economia » Banca » BANCA: Crescem as Reclamações no primeiro trimestre
BANCA: Crescem as Reclamações no primeiro trimestre

BANCA: Crescem as Reclamações no primeiro trimestre

O Portal da Queixa registou no primeiro trimestre do ano, mais de 1800 reclamações relacionadas com o setor da banca, um crescimento de quase 20%, na comparação com 2023.

Débito desconhecido, burla e cobrança indevida de taxas são os principais motivos de reclamação dos consumidores. CGD, cartão Universo e MB WAY estão entre os mais visados. Porém, é o Banco de Portugal que regista a maior subida no número de ocorrências, 80% face ao ano anterior, com as denúncias por burla a motivarem 47.4% das queixas.

Os consumidores portugueses registaram no Portal da Queixa 1.805 reclamações dirigidas ao setor bancário durante o primeiro trimestre do ano, um aumento de quase 20%, em comparação com o período homólogo de 2023, onde se observaram 1.519 queixas.

Entre os principais motivos de reclamação destaca-se o débito desconhecido a recolher 32.6% das ocorrências. Os consumidores referem-se a valores que foram debitados de forma indevida, sem o conhecimento do utilizador. O segundo motivo mais reportado é a burla (13.4%), onde os consumidores denunciam ter sido vítimas de burlas com cartão de crédito ou através das contas.

Na origem de 10.9% das queixas está a cobrança indevida de taxas ou tarifas. Já a motivar 5% das reclamações estão problemas com o reembolso, ou seja, a devolução de valores debitados.

Com um peso de 4.5% no volume total do primeiro trimestre, está o motivo: cancelamento de cartão ou serviço, onde os consumidores apontam a dificuldade para efetuar o cancelamento de cartão ou serviços vinculados à conta, como seguros, e empréstimos.

Segundo os dados analisados, aferiu-se que na categoria Bancos, a Caixa Geral de Depósitos foi a entidade bancária que somou mais reclamações no primeiro trimestre: 27.8%. Seguem-se o Banco de Portugal e o ActivoBank, com 10.9% e 10.6%, respectivamente.

Já na categoria Cartões de Crédito, o pódio pertence ao cartão Universo a absorver 78.3% das participações. O cartão WiZink foi alvo de 21.5% das queixas e o cartão do El Corte Inglés recolheu 0.2%.

Quanto à categoria Fintechs, Soluções de Pagamento Eletrónico + Bancos Digitais e Apps Financeiras, a análise revela que no Top 3 figuram como as entidades mais reclamadas: MB WAY (30.8%), Hipay (22.3%) e Moey (11.5%).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.