Home » Atualidade » Nacional » Banco de Sangue do Hospital de Braga abre as portas

Banco de Sangue do Hospital de Braga abre as portas

O Banco de Sangue do Hospital de Braga abre as portas a toda a comunidade esta quarta-feira (6). Com um histórico relevante na área da Colheita de Sangue, é com grande empenho e motivação que o Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Braga retoma esta actividade, após 8 anos de suspensão.

O Banco de Sangue do Hospital de Braga estará de portas abertas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13horas, para todos aqueles que quiserem salvar vidas. Como o sangue é um bem escasso e não pode ser criado artificialmente, os doentes estão dependentes da disponibilidade dos dadores. É por isso urgente dar sangue.

O dia de Abertura do Banco de Sangue vai ser “apadrinhado” pelos elementos do Conselho de Desenvolvimento Sustentado do Hospital de Braga, um órgão presidido pelo Eng. Luís Braga da Cruz e que conta, na sua constituição, com o Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, o Reitor da Universidade do Minho, o Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, o Presidente da Associação Industrial do Minho, Presidente da Direcção da Associação Comercial de Braga, o Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, entre outros elementos do Hospital de Braga.

No Hospital de Braga, em 2014, foram necessárias cerca de 7 mil unidades de sangue para dar resposta a todos os doentes. Com o objectivo de poder atingir, no futuro, a auto-suficiência, o Banco de Sangue espera pela generosidade de toda a comunidade.

Quem pode dar sangue?

Qualquer pessoa pode dar sangue se tiver bom estado de saúde e hábitos de vida saudáveis; peso igual ou superior a 50kg; e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.
Se for Profissional de Saúde poderá dar sangue desde que, no desempenho das suas funções, não esteja em contacto direto com o doente ou com produtos biológicos.
Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano), sem qualquer prejuízo para a saúde. O sangue doado é rapidamente reposto pelo organismo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.