Home » Agenda » Concertos*** » Banda Seiva no Poceirão a 24 de abril
Banda Seiva no Poceirão a 24 de abril

Banda Seiva no Poceirão a 24 de abril

A Banda Seiva apresenta-se dia 24 de abril, às 21h30, junto ao Centro Cultural de Poceirão, com um espetáculo que integra o programa comemorativo do 25 de Abril no Concelho de Palmela.

Uma das mais originais e internacionais bandas do panorama folk em Portugal, os Seiva mostram a força vital da oralidade rural e da urbanidade.

Seiva é um olhar feminino sobre a alma portuguesa, presente nas canções de trabalho, nas romarias, nos adufes e pandeiros, ritmos antigos e canções de fé, com especial ênfase nas mulheres que protegem, e acolhem e conhecem todos os males. Estas Mulheres são de uma ancestralidade imemorial, também conhecidas por “Senhoras”: como a “Senhora do Leite”, “Senhora dos Remédios ou a “Virgem da Consolação”.

Seiva encontra nos cantos femininos tradicionais portugueses a raiz da sua identidade e ganha ainda mais eco com Rita Nóvoa, que alia graciosidade e força nos tambores que fazem o coração bater mais forte. Ritmos que o tempo vai deixando para trás mas que se reinventam em novas vidas e em novas texturas. Seiva também existe na viola braguesa, e no cavaquinho de Vasco Ribeiro Casais e olha em frente para desbravar novos caminhos, misturando a tradição com eletricidade sem pudores nem purismos.

As comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril no Concelho de Palmela são uma organização do Município, com o Movimento Associativo e as Juntas de Freguesia.

Mais informação em www.cm-palmela.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.