Barak Obama o presidente norte-americano, afirmou ontem sábado em entrevista à ZDF alemã, que não permitirá que as ações de espionagem que os serviços secretos norte americanos continuam a desenvolver, afetem o seu relacionamento com a senhora Merkel, que considerou de muito importante para a paz no mundo.
“Não quero que a relação entre Estados Unidos e Alemanha seja prejudicada, por ações dos serviços de espionagem, que afetem a comunicação confidencial nos dois sentidos”.
O Presidente americano que anunciou recentemente a reestruturação dos métodos e práticas de vigilância por parte das agências made in USA, afirmou nesta entrevista à televisão alemã, que estas vão continuar a monitorizar alvos que atuem contra a segurança do seu país e aliados, justificando que os serviços de espionagem americano, tem uma superioridade inquestionável, quando comparado com outros países, o que faz com que tenha também uma responsabilidade acrescida, na preservação da paz no mundo.
O presidente americano disse ainda que não se considera o “senhor do mundo”, mas apenas uma peça na estrutura que tem de estar permanetemente atenta e vigilante.