Home » Sociedade » Escolas e universidade » Bastonário abre ano letivo de Psicologia no Piaget
Bastonário abre ano letivo de Psicologia no Piaget
Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos

Bastonário abre ano letivo de Psicologia no Piaget

A atual crise sanitária provocada pela Covid-19 está a colocar novos desafios aos psicólogos e à forma como os atuais e os futuros profissionais se devem mostrar disponíveis para atender as necessidades dos cidadãos, afirmou esta semana o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Francisco Miranda Rodrigues falava na cerimónia de abertura do ano letivo dos cursos de licenciatura em Psicologia e do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, do Instituto Piaget de Almada.

Por imposição das novas regras de combate à pandemia, e ao contrário do que é habitual, a cerimónia decorreu inteiramente em formato virtual, através da plataforma Zoom. Na sua intervenção, o Bastonário referiu-se à aposta contínua para dignificar a profissão, destacando o desenvolvimento exponencial nos 10 anos de existência da Ordem dos Psicólogos e a necessidade de ter uma profissão bem regulada e profissionais cada vez mais disponíveis para os cidadãos.

Dirigindo-se aos alunos que agora iniciam os seus estudos, o Bastonário disse esperar que, após um percurso escolar bem-sucedido, se tornem em profissionais que “venham também acrescentar novas e diferentes visões sobre a profissão”. A Ordem, frisou o seu responsável, “tem estado sempre próxima dos estudantes de psicologia e tem iniciativas diversas, de forma a que todos possam ter um melhor conhecimento da profissão”, acrescentando que todos podem contar com a instituição para os apoiar na entrada no mercado de trabalho.

No evento, aberto a toda a comunidade académica, participaram ainda o diretor do ISEIT de Almada (onde os cursos estão integrados), João Geraldes; o coordenador da licenciatura de Psicologia, Nuno Colaço; e a docente Marlene Silva.

Recentemente, a licenciatura de Psicologia em Almada foi distinguida pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) com a acreditação máxima, sem condições, pelo período de seis anos.

Além do campus de Almada, o curso é também ministrado pelo Instituto Piaget no seu polo universitário de Viseu, tendo obtido a mesma acreditação pela A3ES.

Ambas as distinções resultam do reconhecimento da qualidade da formação ministrada, numa das áreas do saber privilegiadas pelo inspirador e primeiro presidente honorário do Instituto: o psicólogo suíço Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores do século XX. Iniciada em 1998, a licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget conta já com mais de mil diplomados.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.