Home » Desporto » Ciclismo » Belmonte recebe a Semana Europeia de Cicloturismo
Belmonte recebe a Semana Europeia de Cicloturismo
Belmonte recebe a Semana Europeia de Cicloturismo

Belmonte recebe a Semana Europeia de Cicloturismo

A Aldeia Histórica de Belmonte vai ser o ponto de partida e chegada de sete dias de atividades, para famílias e aventureiros, por ter sido destino eleito para a edição 2019, da Semana Europeia de Cicloturismo, que decorre de 29 de junho a 6 de julho.

Com uma oferta ímpar de percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que integra a Grande Rota 22 (GR22), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, um percurso circular com cerca de 600 quilómetros, num território muito atrativo para amantes de ciclismo, recebe um dos mais importantes certames da modalidade.

O evento, que tem como epicentro a Aldeia Histórica de Belmonte, de 29 de junho a 6 de julho, tem programadas atividades para todos os gostos e idades, numa experiência única pelas paisagens a perder de vista.

Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o Município de Belmonte, a União Europeia de Cicloturismo e as Aldeias Históricas de Portugal com o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, o programa da XV Semana Europeia de Cicloturismo é composto por sete dias de atividades, com diversos tipos de percursos e níveis de dificuldade.

Tratando-se de um evento adequado tanto a famílias como a aventureiros, estão previstas atividades para jovens cicloturistas, várias atividades para acompanhantes que não pedalem, visitas aos museus locais da Aldeia Histórica de Belmonte, passeios pedestres e visitas em autocarro até às Aldeias Históricas mais distantes. Com o objetivo de oferecer aos participantes uma experiência única e autêntica nas Aldeias Históricas de Portugal, serão promovidas atividades junto da comunidade local, todas as noites.

Em termos de alojamento, estão disponíveis oito parques de caravanas distribuídos por várias zonas da Aldeia Histórica de Belmonte. Estas infraestruturas, junto com as duas zonas de campismo e cerca de 350 camas na hotelaria e alojamento local, permitirão alojar os cerca de 1500 participantes já inscritos, provenientes de 8 países do continente Europeu, do Canadá e da Austrália.

A inscrição para a XV Semana Europeia de Cicloturismo e para as diversas atividades do programa pode ser realizada no site sect2019.fpciclismo.pt até 12 de junho.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal:

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, são 12 paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.