Site icon Ipressjournal

Benfica e Bruno Fernandes campeões nas notícias

Benfica e Bruno Fernandes campeões nas notícias

Benfica e Bruno Fernandes campeões nas notícias

O Benfica liderou na temporada passada, o ranking das notícias do desporto em Portugal. Bruno Fernandes, o médio do Sporting, foi o jogador mais mediático da época passada, segundo a Cision.

No arranque da nova época futebolística 2019/20, que tem o primeiro episódio com a disputa da Supertaça este fim-de-semana, a Cision analisa os clubes, jogadores, treinadores e dirigentes que mais se destacaram nos meios de comunicação social portugueses, na temporada 2018/19. O Benfica foi o clube mais mediático, mas é do Sporting o futebolista mais falado nos media.

Bruno Fernandes foi o jogador mais mediático da Liga NOS. De acordo com o estudo da Cision, o médio leonino, segundo melhor marcador do campeonato, foi citado em 17.266 notícias durante a época futebolística. O internacional português foi também o atleta mais falado nas rádios e televisões nacionais, somando um total de 4.313 horas (o equivalente a quase 180 dias) de emissão.

Os números do centrocampista do Sporting não são muito diferentes dos de João Félix, o segundo jogador mais mediático da Liga. O jovem avançado do Benfica, entretanto transferido para o Atlético de Madrid, teve o seu nome mencionado em 16.191 notícias e foi tema de conversa durante 4.130 horas (cerca de 172 dias) na rádio e TV.

O também benfiquista Jonas – agora retirado – completa o pódio dos futebolistas com maior presença nos media nacionais, seguido por Soares, o primeiro atleta do Porto neste ranking da Cision. O nome do avançado portista esteve presente em 14.452 notícias.

Entre os treinadores, Sérgio Conceição foi aquele a quem os órgãos de comunicação social nacionais dedicaram mais atenção. O técnico do Porto foi mencionado em 41.103 conteúdos noticiosos ao longo da época, tendo sido falado em mais de dez mil horas de televisão e rádio (cerca de 436 dias).

Seguem-se os dois homens que treinaram o Benfica durante a temporada. Rui Vitória, que esteve ao comando dos “encarnados” até ao início de janeiro, foi referido em 30.687 notícias; Bruno Lage, que substituiu o ribatejano no banco das águias e levou a equipa à conquista do título, teve o seu nome citado em 22.831 artigos. Em conjunto, os dois técnicos superam o número de referência de Sérgio Conceição.

Marcel Keizer foi o menos mediático dos treinadores dos chamados “três grandes” do futebol português. O holandês, que conduziu o Sporting à vitória na Taça da Liga e na Taça de Portugal, esteve presente em 17.979 notícias. José Peseiro, que orientou os “leões” até ao início de novembro, obteve 13.634 referências.

Se Sporting e Porto tiveram o jogador e o treinador mais mediáticos do ano, o Benfica teve o presidente mais falado nos media portugueses. Luís Filipe Vieira foi mencionado em 17.952 notícias e gerou 5.386 horas de emissão na televisão e na rádio (o equivalente a mais de 224 dias de emissão).

Frederico Varandas, que assumiu a presidência do Sporting já com a época em curso, não ficou longe do seu homólogo benfiquista, tendo sido referido em 14.941 artigos. Já o presidente do Porto esteve mais afastado dos holofotes: Pinto da Costa foi citado em “apenas” 9.720 notícias.

No que diz respeito aos clubes, o campeão nacional foi também o vencedor deste “campeonato mediático”. O Benfica destacou-se, com menções em 153.105 peças noticiosas ao longo da época. A equipa da Luz foi também a mais falada na televisão e na rádio, com quase 25 mil horas (equivalente a quase três anos).

O Porto, que discutiu o título até à última jornada da Liga, ficou também em segundo neste ranking Cision. Foram 127.384 as notícias com referências aos “dragões” feitas ao longo da época. Tal como na classificação da Liga, o Sporting também ficou em terceiro em termos de mediatismo, com 114.704 artigos.

Em conjunto, os “três grandes” do futebol nacional geraram um impressionante total de 395.193 notícias e o equivalente a mais de sete anos de emissão nas estações de rádio e televisão de Portugal.

Fora de campo, houve dois grandes assuntos que centraram a atenção dos media. O processo E-Toupeira, que envolve o antigo assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, deu origem a 8.472 notícias e a mais de 98 dias de emissão na TV e rádio. Já o ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, teve direito a menos artigos (7.755), mas foi mais falado nas emissões televisivas e radiofónicas (quase 122 dias de emissão).

O objeto do estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – foram todas as notícias sobre Benfica, Porto e Sporting, seus presidentes, treinadores e jogadores, difundidas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social, no período temporal compreendido entre 18 de agosto de 2018 e 29 de maio de 2019.

Partilhe:
Exit mobile version