Home » Atualidade » Nacional » BIAL vai distribuir novo medicamento da área oncológica

BIAL vai distribuir novo medicamento da área oncológica

A BIAL anunciou na terça feira um acordo com a Helsinn, grupo suíço focado no desenvolvimento de terapêuticas na área oncológica.

Com este acordo de licenciamento a Bial vai distribuir em regime exclusivo o medicamento Anamorelina em quatro países, Portugal, Espanha, Angola e Moçambique.

Nos termos desta parceria, a Helsinn fica responsável pelo desenvolvimento clínico e regulamentar da Anamorelina e pelo fornecimento deste medicamento e a BIAL será responsável pelas atividades de distribuição e comercialização nos territórios mencionados.

A Anamorelina é um novo medicamento, de toma oral diária, em fase final de investigação para o tratamento da anorexia-caquexia em pacientes que sofrem de certos tipos de carcinoma pulmonar.

A anorexia-caquexia associada às neoplasias malignas é uma síndrome multifatorial caraterizado pela perda contínua de massa muscular esquelética, impossível de reverter sem medicação(1). Ao imitar a hormona grelina, conhecida como “hormona da fome”, a Anamorelina tem demonstrado eficácia no aumento da massa corporal e do apetite.

António Portela, CEO da BIAL, destaca que “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com o Grupo Helsinn, e por poder trazer ao mercado um tratamento promissor para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de uma doença tão devastadora, como é o cancro. Esta parceria constitui um marco da entrada da BIAL na área da oncologia. O nosso entusiasmo é reforçado pela possibilidade de comercializar a Anamorelina não só em Portugal, mas também em Espanha, Moçambique e Angola, o que responde à nossa missão corporativa de fornecer medicamentos inovadores e de alta qualidade, capazes de dar resposta às necessidades médicas dos profissionais de saúde, dos pacientes e das suas famílias”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.