Home » Atualidade » Local » Bicicletas da rede GIRA são gratuitas em Lisboa
Bicicletas da rede GIRA são gratuitas em Lisboa

Bicicletas da rede GIRA são gratuitas em Lisboa

Lisboa já conta com uma rede de bicicletas gratuita, a Gira, marca gerida pela EMEL, entidade que acaba de anunciar a integração da rede no Navegante, o passe que dá acesso aos transportes regulares de passageiros, nos 18 municípios da área metropolitana da capital portuguesa.

Para terem acesso ao serviço, os utilizadores necessitam apenas de ter uma conta na app GIRA e um cartão Navegante com passe mensal ativo. No caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade, esta associação pode ser feita automaticamente na app GIRA. Os residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um passe gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande

“A integração da GIRA no Navegante visa a promoção do uso de modos suaves e da utilização do transporte de público enquanto forma de deslocação na cidade”.

Atualmente “GIRA” conta na cidade de Lisboa com cerca de 1600 bicicletas da rede pública de bicicletas partilhadas, a grande maioria elétricas.

No dia em que a GIRA integrou o passe Navegante, a EMEL inaugurou 6 novos pontos de acesso, aumentando para 146 o número de estações GIRA, num total de 2.873 docas de estacionamento.

Novas Estações GIRA inauguradas no dia do lançamento da GIRA no Navegante

– Doca da Marinha (Sta. Maria Maior). Estação nº 211, com disponibilidade para 40 bicicletas;
– Ribeira das Naus (Sta. Maria Maior). Estação nº 209, com disponibilidade para 27 bicicletas;
– Rua Guiomar Torresão/Metro de Carnide (Carnide). Estação nº 513, com disponibilidade para 20 bicicletas;
– Av. Columbano Bordalo Pinheiro/Rua de Campolide (São Domingos de Benfica). Estação nº 437 com disponibilidade para 17 bicicletas;
– Rua Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis/Rua Conde de Almoster (Benfica). Estação nº 506, com disponibilidade para 17 bicicletas.
– Rua Prof. Carlos Teixeira/Rua Prof. Simões Raposo (Lumiar). Estação nº 516, com disponibilidade para 16 bicicletas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.