Site icon Ipressjournal

Bodyboard: Campeões Nacionais venceram em Santa Cruz

Bodyboard: Campeões Nacionais venceram em Santa Cruz

Bodyboard 2020 - Joana Schenker venceu em Santa Cruz

Daniel Fonseca e Joana Schenker, sagraram-se vencedores da primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard 2020, que teve lugar no fim de semana na Praia do Mirante em Santa Cruz. Mas para os Campeões Nacionais em título, não foi um fim de semana fácil, Daniel e Joana, tiveram de enfrentar uma concorrência muito forte e, até certo ponto, inesperada.

Na competição masculina, depois de, no sábado, Pierre Louis Costes ter dominado, tendo estado muito perto de conseguir uma nota 10 (9,83) e somado o score total mais alto da competição (17,83), o “wildcard” do circuito foi surpreendentemente eliminado nos quartos de final da prova, batido por Daniel Fonseca e Fábio Farricha, começando a desenhar-se assim o triunfo do campeão nacional.

Contudo, com nível altíssimo e grande nível de incerteza a caracterizar toda a prova, quem assistiu ao webcast (o primeiro da história do circuito nacional) viu nas meias-finais o 8 vezes campeão nacional Manuel Centeno surfar a níveis estratosféricos e “despachar” o atleta local da Associação Sealand, Pedro Fernandes, e o penichense Fábio Farricha com um score total de 17.66 (9.33 e 8.33), levando Daniel Fonseca pelo braço (13.37) até à final.

Mas na final, Daniel puxou dos galões, fez um heat inteligente e apoiado numa onda de 8.50, juntou mais um “score” de 6.33 e venceu a etapa.

O segundo classificado foi uma meia-surpresa: Joel Rodrigues, do Clube Naval Povoense, de apenas 16 anos, fez um heat extraordinário (14.17) e ficou perto de conquistar uma vitória histórica.

No terceiro lugar acabou Miguel Adão, da Figueira da Foz, que liderou grande parte da bateria, e Manuel Centeno, que passou o heat à procura de uma onda igual às duas que apanhou nas “meias”, ficou pelo quarto lugar.

“Estivemos um pouco à espera que começasse o heat e vi que haviam umas ondas que tinham muito mais potencial. Não arrisquei muito, fiz uma pontuação de ‘backup’ e depois esperei pela onda em que encaixei três manobras e que me permitiu ganhar a bateria”, resumiu Daniel, acrescentando a propósito da sua campanha pela defesa do título:

“Foi o melhor arranque que podia desejar e esta organização excelente que está por trás deste circuito dá-me ainda mais motivação para representar o bodyboard nacional e ser campeão novamente.”

Na prova feminina, Joana Schenker teve de suportar o assalto à vitória por parte da nazarena Teresa Almeida e da regressada Rita Pires, a 11 vezes campeã nacional que voltou a competir após um afastamento de 7 anos e teve um impacto incrível na etapa, classificando-se em terceiro lugar, apenas superada pela atual campeã, Joana Schenker, e por Teresa Almeida, que também protagonizou notável exibição. Mariana Machado, “wildcard” da Associação Sealand, de Santa Cruz, fechou o pódio.

“Foi um stress bom voltar à competição. Senti um pouco o nervosismo e pressão nesta final, que não foi fácil, mas felizmente apareceu uma onda boa para mim. Mas todas surfámos bem na final e foi bom conseguir impor-me e ganhar”, afirmou Schenker, que não poupou elogios organização deste renovado Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2020:

“Adorei este campeonato, foi um sucesso do princípio ao fim. Tivemos o regresso da Rita Pires, uma atleta muito importante para mim no início da minha carreira competitiva, e que surfou muito bem. Foi bom voltar a sentir a pressão de ter ali a Rita. Mas gostei mesmo da organização, do webcast, e senti-me muito bem a competir pois senti que estava no sítio certo. Tudo a correr bem num campeonato muito profissional e só tenho de dar os parabéns a todos os envolvidos.”

O circuito segue então para Peniche, dias 19 e 20 de Setembro, para a segunda etapa.

Partilhe:
Exit mobile version