Home » Saúde » Bolas de sabão sensibilizam portugueses para o linfoma
Bolas de sabão sensibilizam portugueses para o linfoma
Bolas de sabão sensibilizam portugueses para o linfoma

Bolas de sabão sensibilizam portugueses para o linfoma

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) assinalou na quinta feira, o Dia Mundial do Linfoma, com a iniciativa “Bolas de Sabão pelo Linfoma”, uma ação que visou sensibilizar os portugueses, de forma original, para esta patologia oncológica, que afeta cerca de 1700 portugueses por ano.

A iniciativa teve lugar na Praça Dom Luís, em Lisboa, pelas 11h00, onde a APCL esteve a distribuir informação e a convidar as pessoas a participarem na primeira largada de bolas de sabão pelo linfoma.

Além deste evento, que contou com o apoio da Roche, a APCL realizou uma sessão de esclarecimento para os doentes na sede da associação.

Personalidades como Maria Ana Bobone, Vasco Palmeirim e Sónia Morais Santos juntaram-se a esta ação solidária como forma de apoio a todos os doentes, famílias e profissionais de saúde, que diariamente lutam contra o linfoma. As bolas de sabão pretendem simbolizar uma das principais manifestações da doença: o aumento dos gânglios linfáticos, em forma de bola.

Para Manuel Abecassis, presidente da APCL e Diretor do Departamento de Hematologia e do Programa de Transplantação de Medula Óssea do Instituto Português de Oncologia de Lisboa “estas iniciativas são fundamentais para sensibilizar a população e promover o conhecimento sobre a patologia, uma vez que o diagnóstico precoce é determinante no prognóstico do doente”. O especialista acrescenta ainda que se «deve estar atento a sintomas como os gânglios aumentados, cansaço extremo, emagrecimento e febre inexplicáveis. Tendo conhecimento dos sintomas, o passo seguinte é consultar um médico”.

Um estudo realizado em 2014 em Portugal mostra que apenas 5% da população considera estar bem informada sobre o linfoma, pelo que é fundamental sensibilizar e esclarecer sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos. Esta doença atinge, todos os anos, cerca de 1.700 pessoas no nosso país.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.