Home » Sítios & Viagens » Destinos » Brasil: Celebrar o Ano Novo na cidade maravilhosa
Brasil: Celebrar o Ano Novo na cidade maravilhosa

Brasil: Celebrar o Ano Novo na cidade maravilhosa

O Brasil é conhecido em todo o mundo pela sua alegria contagiante e pela cultura de celebração, por isso não é surpresa para ninguém que a passagem de ano seja um dos grandes eventos do país sul-americano. Desde o pôr-do-sol de 31 de dezembro até ao nascer do sol de 1 de Janeiro, os brasileiros acolhem o Ano Novo com a família, amigos e desconhecidos. No país do carnaval as pessoas sabem como festejar. A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo convida a conhecer as melhores atividades de Ano Novo de algumas cidades brasileiras.

A maior celebração acontece na icónica Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O emblemático espetáculo de fogo de artifício em Copacabana atrai milhões de turistas todos os anos e, após dois anos de pandemia, acolherá novamente o público com atrações especiais. Este ano, espera-se que mais de 2 milhões de pessoas assistam aos mais de 10 minutos de fogo-de-artifício na praia.

A festa carioca começa ao pôr-do-sol e continua até ao nascer do sol ao longo da linha da praia, de areia dourada. As celebrações incluem um ambiente animado, colorido e vibrante com concertos de cantores nacionais e internacionais, samba, fogo-de-artifício e uma mistura de culturas muito eclética.

A celebração do Ano Novo difere do Carnaval em muitos aspetos. Diferente dos trajes coloridos em Fevereiro ou Março, as pessoas vestem-se inteiramente de branco para a Passagem de Ano como sinal de paz e prosperidade. Apenas alguns pequenos acessórios coloridos mostram as resoluções de Ano Novo: verde para a boa saúde, amarelo para o dinheiro, vermelho para o romance e púrpura para a inspiração.

Para além das cores, os brasileiros têm muitas tradições para celebrar o Ano Novo. Isto inclui atirar flores brancas e deitar velas no oceano como ofertas à Rainha do Oceano, saltar sete ondas à meia-noite para dar sorte, comer lentilhas e carne de porco.

Todos os brasileiros querem experienciar o Ano Novo no Rio de Janeiro pelo menos uma vez na vida. Para turistas e habitantes locais, esta é certamente uma experiência única na vida. Mas as celebrações não são só no Rio. Muitas cidades brasileiras estão a pulsar com energia durante o Ano Novo. Em São Paulo, as pessoas reúnem-se na Avenida Paulista, que irá acolher concertos de vários cantores brasileiros durante toda a noite. Em Salvador, na Bahia, por exemplo, os turistas podem deliciar-se com as batidas afro da autêntica música brasileira enquanto caminham da praia para os bares. Quem preferir um programa mais calmo, Trancoso, a sul de Salvador da Bahia, oferece vistas únicas.

A Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), avança que já foram compradas mais de 718 mil passagens aéreas para o Brasil no período entre dezembro de 2022 e março de 2023. Conforme o levantamento, considerando as passagens compradas para o Brasil até o começo de outubro, os números de 2022 estão apenas 5,3% abaixo dos registados em 2019.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.