Home » Sítios & Viagens » Regiões Turísticas » Brasília a Cidade património da Humanidade
Brasília a Cidade património da Humanidade

Brasília a Cidade património da Humanidade

Brasília a capital federal do Brasil, é uma cidade multifacetada, com um enorme horizonte e uma arquitetura local imponente, celebrizada por todo o mundo, como uma das mais relevantes referências do património brasileiro.

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, convida a descobrir Brasília, capital federal desde 1960, para conhecer as diversidades e histórias que a cidade tem para contar.

No final de 2022, Brasília celebra 35 anos desde que foi considerada Património Cultural pela UNESCO. A cidade ganhou este título após 27 anos de existência, no dia 7 de dezembro de 1987, conseguido pelo modernismo presente na sua estrutura urbanística e na sua arquitetura, asseguradas pelos reconhecidos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, respetivamente. Brasília situa-se no Distrito Federal que integra a região Centro-Oeste do país.

Brasília é uma cidade jovem, cuja construção teve início em 1956. O principal objetivo de se transferir o poder político para o interior do território nacional foi a tentativa de promover a sua maior integração. Nos dias de hoje, Brasília é considerada uma das cidades mais ricas do Brasil, assim como uma das mais diversas, o que muito se traduz na sua cultura e gastronomia. Além da notória arquitetura, a cidade tem também uma rica dinâmica cultural e noturna, contando com eventos, bares e restaurantes, direcionados para todos os gostos.

Lúcio Costa, o urbanista responsável pela cidade de Brasília, desenvolveu o seu projeto com o propósito de a concluir e torná-la funcional em apenas 3 anos. O Projeto Piloto foi dividido em 4 escalas – Monumental, Residencial, Gregária e Bucólica – cortadas por dois eixos que se cruzam. Ruas e esquinas foram substituídas por vias ou eixos, de onde sobressaem os conhecidos trevos e as passagens de nível, eliminando-se cruzamentos e separando-se a circulação de pedestre da de veículos.

Alguns dos monumentos e locais a não perder em Brasília são:

Catedral de Brasília

Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, conhecida simplesmente por Catedral, foi inaugurada a 31 de maio de 1970. Foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. A catedral tem capacidade para 4.000 pessoas e está rodeada pelos vitrais idealizados por Marianne Peretti, considerada uma das mais famosas vitralistas do Brasil. No interior da Catedral é possível admirar uma série de obras de arte, de artistas brasileiros e internacionais, como Di Cavalcanti, Athos Bulcão ou Alfredo Ceschiatti.

Torre de TV

A Torre de TV de Brasília é conhecida por ser um marco visual da cidade. É a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura, e é um dos locais turísticos mais atrativos de Brasília. A Torre é outro projeto de Lúcio Costa, pensado para o centro da cidade. O monumento foi inaugurado em 1967 para receber antenas de rádio e TV.

Nos dias de hoje, a Torre conta com um miradouro a 75 metros do chão, com uma vista panorâmica para a cidade. Conta também com a Feira da Torre que reúne o melhor do artesanato da cidade nos seus arredores. Também é possível visitar a praça da alimentação da Torre de TV, onde se pode desfrutar da gastronomia típica de vários cantos do Brasil.

Cine Brasília

No dia 22 de abril de 1960, o Cine Brasília abriu e estreou a sua primeira sessão. Um espaço arquitetonicamente moderno, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é considerado hoje um símbolo cultural local.

É um cinema de rua e que traz, na arquitetura e nos letreiros, o charme da década de 60. A programação inclui filmes brasileiros e internacionais, sendo também a casa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um festival importante que acontece, anualmente, no Brasil.

Esplanada dos Ministérios

A esplanada dos ministérios está localizada no Eixo Monumental, uma grande avenida que atravessa Brasília. É mais uma referência das obras de Oscar Niemeyer, que desenhou 17 edifícios idênticos, harmoniosamente distribuídos ao longo da avenida.

Museu Nacional da República

Localizado na Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional foi também projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O museu é um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes, promovendo a arte brasileira, além-fronteiras. O Museu e a Biblioteca Nacional de Brasília compõem o Conjunto Cultural da República.

Este espaço é hoje utilizado para exposições itinerantes de artistas de renome e temas relevantes para a sociedade em formato de palestras, filmes, seminários e eventos. É um importante elemento para a democratização da cultura e um promotor do turismo no Brasil.

Parque da Cidade

Desde a sua fundação, a 11 de outubro de 1978, a estrutura está localizada no coração da capital brasileira e transformou-se num ponto de encontro para milhares de brasileiros. Projetado por Oscar Niemeyer, o parque é uma obra paisagística de Burle Marx e uma obra urbanística de Lúcio Costa.

Considerado um dos maiores parques urbanos da América Latina, conta com uma área de 420 hectares e uma série de atrações que os visitantes de todas as idades podem experienciar, tais como, campos de prática desportiva, parques infantis, espaço para churrascos, praças, lagos, um centro hípico, restaurantes e um extenso pavilhão de exposições.

Como chegar a Brasília

O Aeroporto Internacional de Brasília – BSB é a principal porta de entrada da cidade para quem chega de avião. Um voo direto entre Brasília e Portugal tem a duração de cerca de dez horas.
O Aeroporto Internacional de Brasília está localizado a 15km da capital e é o único da cidade. De lá, é possível apanhar um autocarro, táxi ou TVDE para qualquer destino no centro da cidade. Chegando ao centro, é possível movimentar-se a pé, de autocarro, de táxi ou TVDE e ainda de metro, para algumas localidades.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.