Site icon Ipressjournal

Bruno Saavedra expõe FLAVORS na Galeria Estoril

Bruno Saavedra expõe FLAVORS na Galeria Estoril

A exposição FLAVORS, do fotografo Bruno Saavedra é inaugurada no Estoril no próximo dia 14 de Outubro, onde fica patente ao público até 18 de Novembro. Esta exposição fotográfica, retrata a relação humana com a abundância alimentar que é frequentemente transformada em desperdício.

Depois de ter passado pela Galeria Municipal de Almeirim, pelo espaço cultural Boutique da Cultura, pela Galeria Municipal do Palácio Ribamar em Algés, pela Galeria de Artes da Restart e pela Galeria de Artes de Almada, o fotógrafo Bruno Saavedra volta a expor o projeto “Flavors”, desta vez na Galeria de Artes de Cascais e Estoril. No total mais de 5 000 pessoas já visitaram a exposição.

Bruno Saavedra descreve o projeto como “fotografias de corpos envolvidos em ingredientes culinários, que se movem em torno do universo que cada modelo escolheu, naquele momento, para o tempero da sua carne”.

“O seu olhar, a expressão do rosto, das mãos, do corpo são a apresentação de um ser feito alimento”, reforçou o artista.

“Num espaço branco como uma janela de luz, cada um e cada uma sente a sua pele – toca-lhe, cheira-a, prova-a. Com ela combina odores, texturas, sabores que a temperam e a transformam num objeto novo, sedutor ou apenas provocador, manchado ou abjeto, mas sempre sensual”, explicou o fotógrafo.

A exposição desenvolve-se em torno dos sabores e alimentos do dia-a-dia, procurando “chamar à atenção, de uma forma artística, para todos desperdícios alimentares no mundo”.

Na composição das fotografias, foram utilizados alimentos como leite condensado, caldo verde, borras de café, mostarda, puré de batata, etc.. Todos “os alimentos utilizados estavam fora do prazo de validade”, realçou o fotógrafo. “O projeto ‘Flavors’ começou a ser desenvolvido em janeiro de 2015 com pessoas de vivência comum que se mostraram disponíveis para fazer algumas experiências”, disse o fotógrafo.

“Numa tentativa de quebrar barreiras, convidei duas pessoas surdas para fazer parte do projeto – para mim foi um desafio e uma experiência inesquecível poder fotografar essas pessoas e perceber que a arte pode ultrapassar qualquer forma de linguagem”, contou Saavedra.

Passado mais de dois ano do início deste projeto, o fotógrafo tem, naturalmente, sobre ele um olhar diferente: “cresci noutros sentidos, desenvolvi outros interesses e projetos, mas ‘Flavors’ continua a ser um conceito forte. Vi as pessoas reagirem das maneiras mais diversas – da adoração à repulsa. ‘Flavors’ correspondeu assim à ideia original e foi sugerindo aos visitantes da exposição uma série de sentimentos fortes e íntimos, tal como eu pensei”.

Bruno Saavedra nasceu em 1987 na cidade de Itamaraju, Bahia, no Brasil, onde, já em criança, se deixou fascinar pela fotografia. Em 2004 veio residir para Portugal. Viveu três anos em Macau, na China (2011/2014), onde se dedicou a diversas atividades artísticas de animação sócio-cultural e iniciou o estudo da fotografia com António Duarte Mil-Homens. Em Lisboa fez o curso de maquilhagem da Lisboa Make -Up School – 2014 -, o curso de fotografia anual da Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias – 2015/2016 -, o Workshop Food Photography, com o fotógrafo Jorge Simão – 2016 – e o 5º Workshop Narrativas fotográficas do Intendente, com a fotógrafa Pauliana Valente Pimentel – 2016/2017, que resultou na exposição MADE IN CHINA. Mais recentemente tem colaborado com o fotógrafo Valter Vinagre.

Galeria Estoril – Junta de Freguesia de Cascais e Estoril

Horário: 3a a 6a das 9h às 13h e das 14h às 17 horas Sáb. das 10h às 13h e das 14h às 18 horas

Rua de Santa Rita, 45, Estoril

Tel. 214646140

E-mail: ce.galeria@gmail.com www.jf-cascaisestoril.pt

Partilhe:
Exit mobile version