Home » Sociedade » Escolas e universidade » C.F.E. Pina Manique venceu o Pr√©mio Energy Up
C.F.E. Pina Manique venceu o Prémio Energy Up

C.F.E. Pina Manique venceu o Prémio Energy Up

O Centro de Formação e Educação de Pina Manique foi o vencedor da edição 2023 do Prémio Energy Up, o maior concurso nacional de ideias para a transição energética nas escolas portuguesas promovido pela Fundação Galp.

A escola profissional de Lisboa distinguiu-se entre 65 candidaturas de todo o pa√≠s com o projeto multidisciplinar “Pina Manique Circular”, uma s√©rie de iniciativas que permitiram uma redu√ß√£o de 35% no consumo de energia em contexto escolar.

Alunos e professores de Pina Manique receberam como pr√©mio uma instala√ß√£o de pain√©is fotovoltaicos Galp Solar no valor de 20.000‚ā¨. A cerim√≥nia de entrega de pr√©mios decorreu no Pavilh√£o do Conhecimento perante dezenas de crian√ßas e jovens de todos os ciclos de ensino, representando as escolas finalistas do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Set√ļbal e Faro.

‚ÄúAproveitem a escola, aproveitem os vossos professores, este √© um tempo √ļnico. Parab√©ns aos alunos e professores, que fizeram uma equipa e vestiram uma camisola, a mais importante de todas: a camisola do planeta‚ÄĚ, apelou Jo√£o Diogo Marques da Silva, Executive Vice President Commercial Galp, momentos antes de ser conhecido o grande vencedor.

‚ÄúPina Manique Circular‚ÄĚ engloba diversas iniciativas transversais √† comunidade e que passam pela otimiza√ß√£o a gest√£o dos recursos (energ√©ticos, h√≠dricos e biol√≥gicos, alimenta√ß√£o e biodiversidade), pelo aumento da efici√™ncia de energia e pela consciencializa√ß√£o c√≠vica da comunidade escolar.

‚ÄúAs startups come√ßam nas escolas, e n√≥s estamos felizes por levar at√© Pina Manique este pr√©mio que representa a nossa comunidade e as nossas parcerias‚ÄĚ, assinalou Maria Jo√£o Ulrich, professora respons√°vel pelo projeto.

Para al√©m do grande pr√©mio, o concurso n√£o esqueceu as melhores ideias em cada ciclo com a oferta de um cheque-ensino de 1000‚ā¨ aos vencedores e um pr√©mio de participa√ß√£o de 500‚ā¨ para os finalistas.

A Escola B√°sica da Concei√ß√£o, Faro, venceu no primeiro ciclo com o projeto ‚Äú√Ä descoberta da Energia‚ÄĚ, com o qual a equipa do Algarve pretendeu sensibilizar os alunos para os usos da energia renov√°vel.

A norte, na P√≥voa do Varzim, foi encontrado o vencedor do segundo e terceiro ciclo. A Escola B√°sica Aver-o-Mar, apresentou-se com ‚ÄúApolo‚ÄĚ, um projeto multidisciplinar que vai da instala√ß√£o de uma esta√ß√£o meteorol√≥gica √† montagem de kits el√©tricos em bicicletas.

A Escola T√©cnica Empresarial do Oeste levou o cheque ensino at√© √†s Caldas da Rainha, Leiria. Os alunos apresentaram ‚ÄúPot√™ncia sobre Rodas‚ÄĚ, um prot√≥tipo de uma esta√ß√£o de carregamento solar m√≥vel para uso de equipamentos multim√©dia nas coberturas de eventos no exterior.

Mais de 20 professores subiram ao palco para serem distinguidos pelo Fundação Galp pela mentoria dos seus alunos nos projetos de eficiência energética.

ADENE, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Educação e Direção Geral de Energia e Geologia foram os parceiros institucionais da edição de 2023.

O Prémio Energy Up é uma das bandeiras do Projeto Educativo Future Up, através do qual a Fundação Galp mobiliza professores e alunos para uma transição energética justa, solidária e inclusiva.

O Future Up √© uma medida financiada no √Ęmbito do Plano de Promo√ß√£o da Efici√™ncia no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE ‚Äď Entidade Reguladora dos Servi√ßos Energ√©ticos.

Vencedores da edição de 2023:

Grande Prémio: Centro de Educação e Formação de Pina Manique, Lisboa.

1¬ļ Ciclo Ensino B√°sico:

1¬ļ lugar – Escola E.B. da Concei√ß√£o, Faro
Finalista ‚Äď Escola EB1 Sargento Mor, Coimbra
Finalista ‚Äď Escola B√°sica do Olival Queimado, Alc√°cer do Sal

2¬ļ e 3¬ļ Ciclo Ensino B√°sico:

1¬ļ lugar – Escola B√°sica Aver-o-Mar, P√≥voa do Varzim
Finalista ‚Äď Centro Educa√ß√£o e Desenvolvimento Nossa Senhora da Concei√ß√£o, Lisboa
Finalista ‚Äď Instituto Duarte de Lemos, √Āgueda

Ensino Secund√°rio e Profissional

1¬ļ lugar – Escola T√©cnica Empresarial do Oeste, Caldas da Rainha
Finalista ‚Äď Col√©gio Rainha D. Leonor, Caldas da Rainha
Finalista ‚Äď Escola Secund√°ria Jorge Peixinho, Montijo

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.