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C&A alerta para a escassez de algodão orgânico

Apesar da crescente procura nos mercados internacionais, a produção global de algodão orgânico contínua em declínio. Este fato acarreta consequências ecológicas, sociais e económicas para todos os envolvidos na cadeia de fornecimento mundial de algodão orgânico. Relativamente à produção global de algodão, a percentagem total de algodão orgânico é atualmente de 1%.

Para a C&A Europa, que se dedica a promover a produção de algodão orgânico há 10 anos, contrariar esta realidade é uma prioridade. Thorsten Rolfes, Chefe de Comunicação Corporativa Europa, explica: “Estamos num ponto crítico onde a procura de algodão orgânico excede a oferta. A incerteza da sua disponibilidade ameaça pôr em risco o investimento a longo prazo em algodão orgânico”.

Após a subida constante da produção mundial de algodão orgânico até 2011 o rendimento das colheitas subsequentemente desceu 8%. Isto apesar de, em simultâneo, 50% dos países produtores terem aumentado a produção de algodão orgânico. As razões para esta situação passam pela falta de conhecimento relativamente a métodos de cultivo orgânicos e pela falta de cooperação entre as comunidades.

Para consciencializar as pessoas face a esta situação, a C&A acaba de publicar a brochura “Vamos levar o Bio Cotton a todas as pessoas, todos os dias”. Nela se explica o valor adicional e os desafios atuais na produção de algodão orgânico e são reveladas oportunidades para os envolvidos na cadeia de fornecimento global. Na brochura, a C&A identifica ainda uma particular responsabilidade por parte das empresas da indústria do vestuário.

“As marcas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do algodão orgânico enquanto recurso sustentável. Algumas marcas estão a agir, mas a crise de fornecimento mostra que muito mais tem de ser feito. O segredo está na colaboração – ao trabalhar em conjunto com especialistas, as comunidades e os governos locais permite-se que o algodão orgânico alcance o seu verdadeiro potencial”, comenta Rolfes. “Mas as empresas podem fazer a diferença, não só nos países produtores como também nos mercados de venda, ao alertar os seus clientes para o tema do algodão orgânico. A nossa experiência diz-nos que é possível consciencializar, satisfazer a procura e ter lucro.”

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