Home » Atualidade » Nacional » Cabo Submarino da Google liga África a Sesimbra
Cabo Submarino da Google liga África a Sesimbra
Imagem da amarração do Cabo Equiano

Cabo Submarino da Google liga África a Sesimbra

Foi concluída a amarração do cabo submarino de telecomunicações ‘Equiano’, propriedade da Google LLC, que vai permitir a ligação à África do Sul e outros países da costa ocidental africana a Portugal, numa extensão aproximada de 15 mil quilómetros, dos quais 610 quilómetros na ZEE subárea de Portugal Continente e de 769 quilómetros na ZEE subárea da Madeira.

A ligação teve lugar na na praia da Califórnia, com entrada na Estação de Cabos Submarinos de Sesimbra, na península de Setúbal.

O Título de Utilização Privativa de Espaço Marítimo foi emitido pela DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em respeito pelas regras de ordenamento de espaço marítimo nacional. O seu titular é a empresa da Google LLC, Blue Path Technology Unlimited Company. Em Portugal, a empresa MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., contratada pela Blue Path Technology, é a entidade proprietária e gestora da Estação de Cabos Submarinos de Sesimbra.

As empresas e os consumidores beneficiarão da elevada capacidade do cabo ‘Equiano’, para transportar diferentes serviços de comunicações eletrónicas, como por exemplo, aplicações de trabalho à distância, transmissão de TV em alta definição (HD TV), serviços de Internet, videoconferência, multimédia avançada e aplicativos de vídeo para dispositivos móveis.

Nos trabalhos de amarração deste cabo submarino esteve em operação o navio “Ile de Sein”. Com a instalação e operacionalização do cabo Equiano, Portugal reforça a centralidade atlântica e transcontinental nas comunicações através de cabos submarinos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.