Home » Saúde » Campanha alerta para a prevenção da Osteoporose
Campanha alerta para a prevenção da Osteoporose

Campanha alerta para a prevenção da Osteoporose

A Osteoporose afeta um milhão de portugueses, atinge 17 por cento das mulheres e 2,6 por cento dos homens, facto que se explica pelo declínio hormonal que ocorre durante a menopausa acentuando a perda de matriz óssea e sendo a causa de fraturas graves.

A campanha de consciencialização que a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover, alerta para a existência da doença, dos sinais e formas de prevenção, uma doença que é causa de fraturas graves.

Esta campanha é divulgada no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, que se assinala a 20 de Outubro.

“Não perca mais tempo. Aposte numa melhor saúde dos seus ossos!” é o mote desta iniciativa que está disponível nas redes sociais e junto das Unidades de Cuidados à Comunidade – Centros de Saúde, através de um vídeo informativo.

Para Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da SPPCV, “o principal objetivo desta campanha é de alertar a população para a existência da doença, dos seus sinais e sintomas, dos fatores de risco e das formas de prevenção desta patologia, que é uma das principais causas de fratura, sobretudo, em pessoas idosas e do sexo feminino.”

Caraterizada pela diminuição de massa óssea, a osteoporose é uma doença do esqueleto que enfraquece os ossos, ou seja, que retira qualidade e resistência às estruturas ósseas, tornando-as mais vulneráveis ao risco de fratura.

Para além do impacto desta doença na qualidade de vida dos doentes, as fraturas osteoporóticas podem ter graves consequências, nomeadamente a incapacitação grave do doente, ou até mesmo a mortalidade. A probabilidade de vir a sofrer de osteoporose aumenta com a idade, mas a doença não é uma consequência inevitável do envelhecimento.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.