Home » Atualidade » Nacional » Campanha de crowdfunding da SPEA aquém dos objetivos
Campanha de crowdfunding da SPEA aquém dos objetivos
Campanha de crowdfunding da SPEA aquém dos objetivos

Campanha de crowdfunding da SPEA aquém dos objetivos

A escassez de fundos para a continuação dos trabalhos de estudo e conservação do fura-bardos e da floresta Laurissilva da Madeira fez despoletar uma campanha de crowdfunding que teve a duração de 2 meses e e terminou esta semana.

Apesar dos esforços, os fundos angariados na campanha de crowdfunding para o fura-bardos, não atingiram o objetivo da campanha. A conservação do fura-bardos enfrenta, em 2017, grandes desafios.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) agradece o esforço de todos aqueles que contribuiram para o projeto e assegura que não irá cruzar os braços

A campanha de angariaçao de fundos, iniciada em novembro, pretendia angariar 55 mil euros, um valor fundamental para a continuidade das nossas ações. Para a angariação do valor proposto, a SPEA disponibilizou ainda cheques-donativo para a época natalícia e abriu portas a donativos através de transferências bancárias e da Generosity by Indiegogo, uma plataforma de crowdfunding.

Na totalidade, a campanha Help Fura-bardos atingiu os €3100, bem longe da meta ambicionada. O projeto Life Fura-bardos tem agora seis meses pela frente e conta com uma equipa motivada em assegurar a continuidade do projeto.

Prova do dinamismo da equipa são as novas iniciativas em prol do fura-bardos e da floresta Laurissilva serão documentadas numa série de documentários que teve estreia online no passado dia 8 de janeiro. Realizada pelo Oito, são quatro os episódios que exploram o enigmático fura-bardos e o seu habitat, bem como relatam os trabalhos que o Life Fura-bardos tem desenvolvido no terreno. O primeiro episódio desta saga está disponível no Vimeo e todos os episódios serão divulgados pela SPEA nas respetivas páginas de Facebook e Vimeo.

Além de donativos individuais e particulares anónimos, a campanha contou com o apoio do Oito Produções, de David Lindo, da BirdLife International, do Diário de Notícias da Madeira e da Empresa de Eletricidade da Madeira, às quais a SPEA agradece e ressalva a elevada responsabilidade ambiental. O apoio destas entidades foi fundamental para tornar toda esta campanha possível.

Iniciado em 2013, o projeto Life Fura-bardos é coordenado pela SPEA, em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e a Sociedade Espanhola de Ornitologia. A seis meses do fim do projeto, é necessário assegurar que os cerca de 100 hectares de Laurissilva, recuperados ao longo do projeto, se mantêm livres de espécies invasoras. A da monitorização da população de fura-bardos, subespécie presente somente na Madeira e Canárias, será também importante para que o estatuto de conservação desta ave continue estável.

Para Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira, “com o término da campanha Help Fura-bardos, a SPEA continuará os esforços para angariação de apoios, parceiros e fundos alternativos. Os donativos continuam a ser cruciais para continuar este projeto tão importante para a Laurissilva. Todos podem continuar ajudar o fura-bardos ao realizar o seu donativo para o IBAN do Life Fura-bardos: PT 50 0033 0000 00279937054 05. A nossa porta está sempre aberta a todos os que queiram saber mais sobre o nosso trabalho. Relativamente ao dinheiro angariado, este será aplicado na mesma nas ações mais urgentes do projeto.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.