A campanha “Atchim, alergia ou constipação?” das Farmácias portuguesas, visa informar e alertar a população para a diferença entre constipação e alergia, mas também para os diferentes tratamentos associados.
A Cooprofar – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia, “pretendem “contribuir para a sua melhor compreensão e tranquilização”, tendo em conta que as patologias associadas às constipações e às alergias, muito comuns nesta época do ano, podem motivar sintomatologias que geram fatores de apreensão e preocupação adicionais, para as pessoas, nesta fase do covid-19
A relação de proximidade que as farmácias estabelecem com cada um dos seus utentes, “é reforçada ainda mais durante este período da pandemia, pela elevada procura e facilidade de acesso à informação, nestes espaços de saúde”, sublinha a Cooprofar.
“Esta capacidade para funcionar como o primeiro contacto na cadeia de saúde, possibilita uma antecipação no diagnóstico e, consequentemente, do encaminhamento e acompanhamento médico especializado se necessário”, acrescenta.
Além das mais de 1.200 farmácias que vão divulgar a campanha, durante três meses, a Cooprofar – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia, em parceria com a Perrigo, adaptou também os meios para conteúdos digitais de forma a facilitar a acessibilidade à consulta de informação através das redes sociais e website.
Paralelamente, a Cooprofar, enquanto Entidade Formadora Certificada e parceira da Ordem dos Farmacêuticos, organizará um conjunto de ações de formação para profissionais de farmácia, com o objetivo de dotá-los de ferramentas e das competências necessárias nestas patologias.
Fonte: Lusa