Site icon Ipressjournal

Campanha Eleitoral na Zambézia

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas deste sábado (8/2), no município de Gurúè, província da Zambézia, no Centro de Moçambique, terminou na quinta-feira (6/2) sem incidentes, com os dois partidos concorrentes -partido governamental Frelimo e MDM (Movimento Democrático de Moçambique) ambos apostarem em desfiles pelas ruas do município. Estas eleições acontecem depois de confirmação de irregularidades nas anteriores eleições autárquicas, onde o partido Frelimo ganhou por um voto, sendo depois anuladas pelo Conselho Constitucional. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) marcou então novas eleições para o dia 8 de Fevereiro do presente ano.

Assim a campanha eleitoral que arrancou na última terça-feira, dia 4 de Fevereiro, tem o seu terminus no dia 6 de Fevereiro, onde os partidos concorrentes se desdobraram na divulgação dos seus manifestos eleitorais com vista a convencer os pouco mais de 36 mil eleitores inscritos.

Desde o primeiro dia até ao momento, não houve registos de incidentes, sendo que várias vezes caravanas cruzaram em suas actividades de campanha sem a mínima confrontação.

A campanha do partido Frelimo foi apoiada por membros seniores daquele partido e grande parte dos administradores distritais e presidente dos municípios sob gestão do partido Frelimo.

Por outro lado o MDM, mobilizou todos os seus altos quadros para o Gurué para apoiar o candidato do partido, com destaque para o presidente do próprio partido o Eng.º Daviz Simango.

A campanha eleitoral foi marcada por um intenso movimento por parte dos partidos políticos e seus apoiantes sendo de realçar que as caravanas do MDM arrastaram maior número de apoiantes.

Na caça ao voto, o candidato da Frelimo apelou aos munícipes para a sua afluência nas assembleias de voto e que votem em si e no seu partido, prometendo acabar com a falta de água no município, adquirir uma ambulância e reabilitar e apetrechar salas de aula com carteiras. Por outro lado o candidato da MDM, deixou promessas de construir um mercado municipal para os vendedores exercerem a sua actividade condignamente, asfaltar as vias de acesso e expandir a rede de fornecimento de electricidade.

Por: Leopardo do Gilé, algures em Moçambique.
“escreve sem o acordo ortográfico”

Partilhe:
Exit mobile version