Home » SaĂșde » Campanha EU & O CANCRO DA MAMA METASTÁTICO
Campanha EU & O CANCRO DA MAMA METASTÁTICO

Campanha EU & O CANCRO DA MAMA METASTÁTICO

A campanha “EU & O CANCRO DA MAMA METASTÁTICO”, lançada pela Pfizer em Portugal, a uma iniciativa que pretende ajudar as mulheres com cancro da mama metastático ou metastizado a compreender a sua doença.

“Embora se fale muito do cancro da mama, o cancro mais frequente no sexo feminino, as necessidades das mulheres com cancro da mama metastizado sĂŁo muitas vezes negligenciadas. Muitas doentes consideram que nĂŁo dispĂ”em de informação suficiente sobre a sua doença”, explica Tamara Milagre, Presidente da Evita – Associação de Apoio a Portadores de AlteraçÔes Relacionadas ao Cancro HereditĂĄrio.

A campanha Ă© constituĂ­da por um website em lĂ­ngua portuguesa, disponĂ­vel em eueocancrodamama.pt, e por um guia, com mais de 120 pĂĄginas, que dĂĄ respostas Ă s perguntas mais urgentes relacionadas com o diagnĂłstico, o tratamento, as emoçÔes, a saĂșde, os relacionamentos e o trabalho. O guia tem ainda a possibilidade, ao longo de vĂĄrias pĂĄginas, de registar as principais perguntas e sentimentos, funcionando como um diĂĄrio.

“Tanto o website como o guia de apoio sĂŁo recursos valiosos para ajudar as mulheres a compreenderem o que significa o seu diagnĂłstico de cancro da mama metastizado e as decisĂ”es que poderĂŁo ter de tomar. Talvez o mais importante de tudo, ajuda as mulheres a perceberem que, apesar da doença, estĂĄ nas suas mĂŁos determinar como desejam desfrutar da sua vida”, afirma Luzia Travado, psicĂłloga clĂ­nica, especializada em psico-oncologia.

O cancro da mama Ă© a neoplasia mais frequente no sexo feminino. “Infelizmente, mesmo quando diagnosticado em estadio inicial, estima-se que atĂ© 30 por cento das mulheres com cancro da mama irĂŁo evoluir, alguns meses ou mesmo vĂĄrios anos depois, para a doença metastĂĄtica, que ocorre quando o tumor Ă© capaz de progredir para outros ĂłrgĂŁos como por exemplo o fĂ­gado, o pulmĂŁo ou o cĂ©rebro. Apesar da doença nĂŁo ter cura, tem existido uma grande evolução no sentido de aumentar a eficĂĄcia dos tratamentos, estendendo a sobrevivĂȘncia e qualidade de vida das mulheres”, diz Susana Pedro, enfermeira da Associação de Enfermagem OncolĂłgica Portuguesa.

AlĂ©m da EVITA, a campanha “Eu & o meu cancro da mama metastĂĄtico”, conta ainda com a colaboração das AssociaçÔes: Ame e Viva a Vida; Amigas do Peito; Associação de Mulheres com Patologia MamĂĄria; Mama Help; Careca Power; Partilhas e Cuidados; Viva Mulher Viva.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.