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Campanha Nacional: Contraceção sem Tabus
Campanha nacional que promove o uso correto de métodos contracetivos e previne comportamentos de risco

Campanha Nacional: Contraceção sem Tabus

O relat√≥rio da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU), intitulado ‚ÄúO Estado da Popula√ß√£o Mundial 2022‚ÄĚ, conclui que cerca de 50% das gravidezes no mundo n√£o s√£o planeadas. S√£o 121 milh√Ķes de mulheres e adolescentes que engravidam sem querer. V√°rios s√£o os fatores relacionados com as gesta√ß√Ķes n√£o planeadas: pobreza, n√≠veis de escolaridade baixos, exposi√ß√£o √† viol√™ncia ou aus√™ncia da utiliza√ß√£o de m√©todos contracetivos.

‚ÄúA maioria das mulheres e casais que tenciona evitar uma gravidez n√£o utiliza os m√©todos contracetivos mais adequados e seguros. Isso deve-se, muitas vezes, √† falta de informa√ß√£o, e √© nesse sentido que n√≥s, farmac√™uticos, somos chamados a intervir. Enquanto profissionais de sa√ļde, sensibilizamos os utentes, incluindo as camadas mais jovens, para esta problem√°tica, educando e apresentando solu√ß√Ķes.

Os farmac√™uticos s√£o agentes de sa√ļde p√ļblica e os profissionais a quem as pessoas recorrem primeiramente quando t√™m um problema de sa√ļde ou d√ļvidas com os seus medicamentos. Tamb√©m na √°rea da contrace√ß√£o, as mulheres recorrem √†s farm√°cias em situa√ß√Ķes de sexo desprotegido, por isso assumimos um papel preponderante na √°rea da educa√ß√£o sexual‚ÄĚ, explica Ana Sofia Ramos, farmac√™utica e respons√°vel por esta campanha nas Farm√°cias Holon.

A Campanha ‚ÄúContrace√ß√£o sem Tabus‚ÄĚ tem tamb√©m uma forte componente educativa dirigida aos jovens adolescentes nas escolas secund√°rias, tendo em vista a melhoria da sa√ļde sexual e reprodutiva dos jovens, contribuindo quer com a difus√£o de informa√ß√£o baseada em evid√™ncia, quer com o aconselhamento ou monitoriza√ß√£o da correta utiliza√ß√£o dos m√©todos contracetivos.

‚ÄúOs adolescentes, por n√£o estarem informados, est√£o mais predispostos a apreender e disseminar informa√ß√Ķes inadequadas e preconceitos que, somados √† nega√ß√£o do risco de engravidar devido a um pensamento ‚Äúm√°gico‚ÄĚ caracter√≠stico da adolesc√™ncia e da sua imaturidade psicoemocional, contribuem para que as experi√™ncias sexuais possam vir a ter riscos acrescidos, tanto a n√≠vel pessoal, como de Infe√ß√Ķes Sexualmente Transmiss√≠veis (IST‚Äôs) e problemas na gravidez.

A precariedade dos conhecimentos sobre sexualidade, associada √† precocidade do in√≠cio da atividade sexual cada vez mais frequente, ao maior n√ļmero de parceiros, √† desresponsabiliza√ß√£o e ao uso inadequado e neglig√™ncia no uso de contrace√ß√£o, ligada ainda √† aus√™ncia de consultas de planeamento familiar, contribuem para um maior risco de gravidez na adolesc√™ncia‚ÄĚ, conclui a Ana Sofia Ramos.

Esta campanha tem como objetivo mostrar que a escolha do m√©todo contracetivo mais adequado para cada adolescente, mulher ou casal depende das suas prefer√™ncias e estilo de vida, mas que √© imperativo o aconselhamento e a recomenda√ß√£o m√©dica, para que seja o mais adequado poss√≠vel a cada condi√ß√£o cl√≠nica. O farmac√™utico, enquanto profissional de proximidade, poder√° esclarecer todas as d√ļvidas relacionadas com a utiliza√ß√£o dos m√©todos no momento da dispensa, a n√≠vel de seguran√ßa, efic√°cia, efeitos secund√°rios ou reversibilidade de cada um.

A campanha de √Ęmbito nacional ‚ÄúContrace√ß√£o sem Tabus‚ÄĚ, √© uma iniciativa das Farm√°cias Holon, em parceria com a Organon Portugal, atrav√©s da promo√ß√£o de a√ß√Ķes de sensibiliza√ß√£o junto da popula√ß√£o e dos alunos do ensino secund√°rio. Esta iniciativa visa informar e incentivar os jovens, as mulheres e os casais a fazerem escolhas seguras sobre contrace√ß√£o.

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