Home » Sociedade » Televisão » Canal História desafiou um Chef a recriar “A ÚLTIMA CEIA”!
Canal História - Chef Henrique Sá Pessoa recria a “A ÚLTIMA CEIA”
Canal História - Chef Henrique Sá Pessoa recria a “A ÚLTIMA CEIA”

Canal História desafiou um Chef a recriar “A ÚLTIMA CEIA”!

O canal HISTÓRIA celebra a Páscoa com a estreia, em exclusivo, do já conhecido especial “A ÚLTIMA CEIA”, no próximo dia 18 de março, às 21:55 horas.

Chef Henrique Sá Pessoa recria a última Ceia

Chef Henrique Sá Pessoa recria a última Ceia

Pelo quarto ano consecutivo, o canal lançou um desafio gastronómico a um chef Português, para a recriação da ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptando-a ao século XXI.

O Chef Henrique Sá Pessoa que é o protagonista da IV Edição, vai confecionar de acordo com o seu estilo e visão pessoal, o menu para os 12 discípulos, as 12 pessoas com mais influência na sua vida pessoal e profissional.

A proposta do Chef contempla a apresentação de quatro pratos, entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa, tendo como inspiração alguns ingredientes utilizados na última ceia e privilegiando produtos nacionais e algumas técnicas que utiliza normalmente na sua cozinha.

“Começando pelo pão a escolha recai na alfarroba visto ser um ingrediente pouco utilizado para fazer o pão, auferindo no entanto um sabor amargo que “casa” muito bem com a manteiga fumada que será servida a acompanhar o azeite. Para a entrada a escolha da cavala foi fácil, um dos meus peixes favoritos juntamente com a utilização dos pickles e mostarda, sabores que combinam muito bem e que sempre estão presentes nas minhas ementas. Para o prato de peixe, o peixe-galo tem uma ótima textura para confecionar “á la plancha” e a utilização do mel e gengibre realçam o sabor caramelizado do peixe a contrastar com o sabor ligeiramente amargo do alho francês queimado. Para o prato de carne, a escolha é o borrego com pinhões e molho de pimenta. Sabores fortes e encorpados que casam bem com um vinho tinto com a mesma estrutura e com o doce do puré de maçã para suavizar a mistura. Para a sobremesa e um pouco inspirado no bolo da madeira, as especiarias sobressaem com a textura dos frutos secos e a cremosidade do gelado de gengibre.” – comenta Chef Henrique Sá Pessoa.

“Quando o canal HISTÓRIA me propôs o desafio, a segunda coisa que pensei foi quais seriam as 12 pessoas com quem queria partilhar a ceia mais importante da história. A minha seleção recaiu pela minha mulher e filha, pelo meu pai e Ângela, porque são as pessoas mais próximas da família, Margarida e Rui Sanches, os meus dois sócios, que acompanham-me em todos os meus projetos, o Chef Vitor Sobral, a minha grande referência nacional, o José Luís Peixoto, um escritor famoso e meu amigo com quem viajei e fiz um livro recentemente, o Fernando Alvim para animar a mesa, a Adélia Carvalho, Ex diretora do 1º hotel onde trabalhei em Lisboa, o fotógrafo Paulo Barata e a jornalista Ana Músico.” – refere Chef Henrique Sá Pessoa

“À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, como forma de celebrar a Páscoa, lançámos uma vez mais o desafio gastronómico a um dos chefs mais inovador de Portugal para recriar a ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptada a um estilo contemporâneo, mas sem perder referências históricas. A recriação reflete grande criatividade por parte do chef e pode ser vista no canal HISTÓRIA a partir do dia 18 de março”, refere Carolina Godayol, diretora geral do The History Channel Iberia.

Esta recriação foi gravada no restaurante Alma e vai ser emitida em exclusivo no canal HISTÓRIA, a partir do dia 18 de março, pelas 21:55 horas. Com repetição até à Páscoa: 16:05h, 17:35h, 19:05h, 21:55h, 23:30h.

Os menus recriados vão fazer parte do cardápio do restaurante Alma na Baixa Chiado, estando disponíveis de 18 a 31 de março de 2016, como opção de refeição para os visitantes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.