Home » Saúde » Cancro do ovário: o cancro silencioso que precisa de voz
Cancro do ovário: o cancro silencioso que precisa de voz

Cancro do ovário: o cancro silencioso que precisa de voz

O Cancro do Ovário é o 11.º tipo de cancro mais comum em Portugal, e o mais mortal dos cancros ginecológicos1, conhecido como “assassino silencioso” devido à dificuldade de diagnóstico precoce.

O podcast ‘Vozes de um Cancro Esquecido’, com relatos na primeira pessoa e a análise de especialistas sobre esta doença, alerta para os seus muitos impactos: físicos e psicológicos.

Não é o tipo de cancro mais comum em Portugal e não é, também, aquele de que mais se fala. Mas há uma razão para mudar este cenário: é que o cancro do ovário, ainda que surja apenas em 11.º lugar na lista dos cancros mais comuns nas mulheres, é o mais mortal dos cancros ginecológicos1 e o seu impacto vai muito além do que os olhos podem ver. É precisamente para dar voz a esta realidade que surge ‘Vozes de um Cancro Esquecido’, um podcast sobre cancro e saúde mental, com relatos de duas mulheres que enfrentam a doença e a análise de especialistas que ajudam a compreender os desafios físicos e psicológicos da luta contra este cancro.

Todos os anos, mais de 680 mulheres1 são confrontadas com o diagnóstico de uma doença que conquistou o título de “assassino silencioso”, fruto da inespecificidade dos seus sintomas que, por se assemelharem aos sintomas associados aos de outras doenças mais comuns e menos graves, dificultam o diagnóstico precoce.

Sintomas como o aumento do volume abdominal, sensação de enfartamento, saciedade precoce, perda de apetite, dor abdominal/sensação de peso nos quadrantes inferiores, ou queixas urinárias, tornam imperativo existir uma consulta regular com o médico ginecologista: a única forma de assegurar a realização de exames que permitem fazer um diagnóstico mais atempado desta doença, para a qual não existe forma de prevenção.

Diagnósticos como este têm um grande impacto psicológico e, por isso mesmo, influenciam o bem-estar do doente e também daqueles que a rodeiam. A depressão, ansiedade ou insónias são as alterações psicológicas mais comuns, resultado de sentimentos de dúvida, angústia, ou ruptura na autoestima.

É também sobre esta montanha-russa de emoções que se fala no podcast ‘Vozes de um Cancro Esquecido’, um projeto do Observador Lab em parceria com a Sociedade Portuguesa de Oncologia, o Movimento Oncológico Ginecológico (MOG), a EVITA — Cancro Hereditário e a OncoGlam, que conta com o apoio da GSK, disponível no Spotify e Apple Podcasts. Para mais informações, contacte o seu médico.

Fonte: GSK

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.