Home » Ambiente & Natureza » Candidatura da Arr√°bida a Reserva da Biosfera da UNESCO

Candidatura da Arr√°bida a Reserva da Biosfera da UNESCO

O Espaço Fortuna na Quinta do Anjo, Palmela, recebeu na segunda feira 27 de maio, a 2.ª sessão de esclarecimento sobre o Dossier de Candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera, em curso.

A sess√£o, que integra o per√≠odo de Ausculta√ß√£o P√ļblica (encerramento a 29 de maio), foi promovida pela Associa√ß√£o de Munic√≠pios da Regi√£o de Set√ļbal (AMRS), em conjunto com os Munic√≠pios de Set√ļbal, Palmela e Sesimbra e o ICNF – Instituto da Conserva√ß√£o da Natureza e das Florestas.

Na sess√£o de esclarecimento, que contou com 25 participantes, foi apresentado o Dossi√™ de Candidatura, nomeadamente, a estrutura, vis√£o, miss√£o, objetivos gerais, estrat√©gicos e plano de a√ß√£o da futura Reserva da Biosfera. Houve, ainda, oportunidade para a ausculta√ß√£o e esclarecimento de d√ļvidas do p√ļblico presente.

A Candidatura será submetida ao Comité MAB em Portugal, até 14 de junho; em julho, será avaliada pelo Ministério do Ambiente e, em setembro, será entregue na UNESCO, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. A comunicação da decisão pela UNESCO acontecerá em julho de 2025.

Recorde-se que a Candidatura da Arr√°bida a Reserva da Biosfera √© da responsabilidade da Comiss√£o Executiva da Arr√°bida que reune a AMRS, Munic√≠pios de Palmela, Set√ļbal, Sesimbra e o ICNF, surge enquadrada no programa ‚ÄúO Homem e a Biosfera‚ÄĚ (Man & Biosphere), criado em 1970 pela UNESCO, por forma a organizar em rede um conjunto de territ√≥rios reservas da biosfera, que se pretendem preservar e desenvolver de forma sustent√°vel nos planos econ√≥mico, social, cultural e ambiental.

A participa√ß√£o na Ausculta√ß√£o P√ļblica que integrou mais duas sess√Ķes de esclarecimento, em Set√ļbal e Sesimbra poder√° ser feita atrav√©s do preenchimento do formul√°rio dispon√≠vel online, em www.arrabida.amrs.pt, onde tamb√©m √© poss√≠vel consultar os documentos dos pressupostos que servem de refer√™ncia a esta Ausculta√ß√£o.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.