Home » Sociedade » Escolas e universidade » Candidaturas a Medicina na Universidade do Minho
Candidaturas a Medicina na Universidade do Minho
Candidaturas a Medicina na Universidade do Minho

Candidaturas a Medicina na Universidade do Minho

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, anuncia a abertura de candidaturas com um novo currículo, que vai permitir aos estudantes terem maior autonomia na escolha do seu percurso.

O MinhoMD é o novo plano de estudos da Escola de Medicina da Universidade do Minho que será implementado já no próximo ano letivo que se inicia em outubro e irá formar os médicos de 2030. Este plano inovador, o único em Portugal que permite um ano opcional aos alunos, está alinhado com a visão de ensino da medicina de instituições mundiais de topo.

“A prática da medicina está a mudar rapidamente e o ensino médico tem de acompanhar essa mudança. Esta transformação curricular resulta de uma reflexão profunda realizada nos últimos três anos sobre como vão ser os médicos em 2030 e quais serão as necessidades do sistema de saúde nessa altura. Envolvemos docentes, alunos e ex-alunos, pacientes, gestores de instituições de saúde, médicos e outros profissionais de saúde com o objetivo de criar um plano para formar médicos versáteis, multidisciplinares, dotados de elevada capacidade de raciocínio, excelentes comunicadores e com grandes capacidades humanas” afirma Nuno Sousa, Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Conhecida pelo método de ensino inovador, a Escola de Medicina da Universidade do Minho criou um currículo mais diversificado.

“O Minho MD é altamente focado no estudante e permite aos alunos explorarem e desenvolverem todos os seus interesses e potencial. Os estudantes são responsáveis pela definição do seu próprio currículo, desenhando o seu percurso através de unidades opcionais (que constituem cerca de 20% do total), incluindo a possibilidade de frequentar unidades curriculares em áreas diversas, como a economia, a gestão ou a investigação biomédica, ou de participar em iniciativas de voluntariado, ou ERASMUS+”, explica João Araújo Cerqueira, Diretor do Curso.

Além da flexibilidade e liberdade de cada aluno na definição do seu percurso, cada estudante terá, no curso, um ano inteiro opcional que pode ser utilizado para construir conhecimento noutras áreas (mesmo que não se relacionem com Medicina ou Saúde diretamente) e ganhar novas experiências e competências.

Os futuros médicos de Portugal, com este novo currículo, vão também antecipar o contacto com a clínica (hospitais, centros de saúde) desde a entrada no curso, já que, os estágios clínicos iniciam-se no primeiro ano.

“Em vez de memorizar doenças (sinais e sintomas, meios de diagnóstico, tratamento e gestão do doente) e depois perceber se se enquadram nos sintomas do doente, o aluno aprende a pensar a partir daquilo que as pessoas transmitem numa consulta ou urgência, por exemplo. Ou seja, o raciocínio parte da queixa do doente e, a partir daí, o estudante deve chegar ao diagnóstico e ao tratamento – exatamente como os doentes que procuram auxílio nas unidades de saúde. Além de ser muito mais relevante para a prática médica futura, é também de referir que esta abordagem é muito mais próxima do modo como é realizado atualmente o exame de acesso às especialidades médicas” refere João Araújo Cerqueira que conclui “a característica desta escola médica é que mudamos, e mudamos porque, se ficarmos na mesma, não acompanhamos as necessidades das pessoas e a nossa missão é servir as pessoas”.

Sobre a Escola de Medicina da Universidade do Minho:

A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM) nasceu em 2000 como Escola de Ciências da Saúde. A sua identidade é marcada pela solidariedade e coesão, pela cultura da avaliação e pela transparência e responsabilidade social. A EM integra um cluster que conta com a participação do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), do Centro Clínico Académico 2CA Braga, do Centro de Medicina Digital P5 e da Associação Ciência, Inovação e Saúde (B´ACIS). Mais informação em www.med.uminho.pt/pt.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.