Home » Saúde » Cardiologia de Gaia inova com novas técnicas cirúrgicas
Cardiologia de Gaia inova com novas técnicas cirúrgicas

Cardiologia de Gaia inova com novas técnicas cirúrgicas

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, tem-se distinguido no tratamento da doença cardiovascular, destacando-se como pioneiro na implementação de técnicas e tratamentos inovadoras no âmbito da patologia cardíaca.

Esta semana uma equipa de Cardiologistas daquele Centro Hospitalar, realizou, um procedimento verdadeiramente inovador e pioneiro, pela primeira vez a nível mundial, procedeu à reparação da válvula mitral, numa doente com insuficiência mitral grave, através de cateterismo e sem necessidade de cirurgia cardíaca invasiva.

Apesar das restrições impostas pela situação pandémica por COVID-19, a equipa de cardiologistas do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, contou com a participação de uma equipa de apoio constituída por médicos, engenheiros e técnicos, que voou propositadamente de Israel para cooperar no tratamento desta doente, um exemplo de cooperação internacional e de aposta da investigação e desenvolvimento ao serviço da saúde dos cidadãos.

Este procedimento inovador foi realizado numa utente de 78 anos, com uma insuficiência mitral grave, que implicava um risco cirúrgico muito elevado para fazer uma cirurgia clássica “de peito aberto”. Não sendo aconselhável a realização de cirurgia tradicional, a solução foi colocar um dispositivo, um anel mitral, por cateterismo sem necessidade de fazer cirurgia clássica.

O procedimento que redundou num importante sucesso, permitiu não só um avanço científico no tratamento dos doentes com esta patologia, mas também a melhoria da qualidade de vida desta doente.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.