Site icon Ipressjournal

Carlos Brito preside ao Observatório do Vinho do Porto

Carlos Brito preside ao Observatório do Vinho do Porto

Carlos Brito preside ao Observatório do Vinho do Porto

O Prof Carlos Brito, Vice-Reitor da Universidade Portucalense, foi eleito Presidente do recém criado OBSERVATÓRIO DO VINHO DO PORTO, entidade que tem por missão, “defender e potenciar a imagem do vinho do Porto, alertando a opinião pública para decisões que prejudiquem a reputação deste Embaixador Português”.

“É fundamental desenvolver uma campanha promocional do Vinho do Porto com agências especializadas, com início já em julho/setembro do corrente ano com o fim de reduzir o efeito do confinamento mundial, exatamente no momento em que alguns países começam a reactivar o comércio”, afirma o presidente.

O Observatório já tem no terreno, a petição nacional “Salvem a genuinidade do vinho do Porto e Douro” pela reposição do “selo à cavaleiro”, um selo de garantia que era obrigatório colocar no gargalo das garrafas de vinho do Porto até 2018.

Durante 80 anos e até 2018, o vinho do Porto só podia ser comercializado exibindo no gargalo da garrafa o respetivo selo de garantia, aprovado e emitido pelo IVDP. Nesse ano, o Governo decidiu tornar facultativa a colocação do clássico selo à cavaleiro no gargalo das garrafas, que pode, agora, ser colocado no contra-rótulo retirando aos importadores a possibilidade de nas prateleiras rapidamente demonstrarem a diferença entre um simples vinho licoroso que utiliza a marca PORT, e o Vinho do Porto genuíno que é reconhecido a nível mundial pelo selo à cavaleiro no gargalo da garrafa.

O Observatório também defende a necessidade da utilização das reservas financeiras no lançamento de uma campanha internacional em prol do consumo do Vinho do Porto com o fim de minimizar os efeitos que certamente se irão fazer sentir na região durante a vindima.

Partilhe:
Exit mobile version