Home » Sociedade » Grandes Festas » Carnaval de Loulé prepara-se para sair à Avenida
Carnaval de Loulé prepara-se para sair à Avenida

Carnaval de Loulé prepara-se para sair à Avenida

Quando falta pouco mais de uma semana para o desfile do Carnaval de Loulé, que acontece a 19, 20 e 21 de fevereiro, vive-se a habitual agitação na Oficina do Carnaval. Entre o cheiro a tinta, o pó no ar do esferovite trabalhado pelas mãos dos artistas e o colorido do papel para a confeção das flores, foi ontem apresentada à Comunicação Social a edição de 2023 do mais antigo corso do país, um momento em que o autarca Vítor Aleixo foi o rosto da alegria pelo regresso do desfile à Avenida.

Este será com certeza “um Carnaval especial” já que durante dois anos seguidos os foliões não tiveram oportunidade de sair à rua para celebrar, travados pela pandemia e consequente confinamento. “Este ano há grande entusiasmo, uma ansiedade por voltar a ter a alegria, música, cor, os turistas, a luz daquela avenida com os carros alegóricos”, frisou o presidente da Câmara de Loulé. Uma expetativa que se estende a toda a comunidade, “desde os pequeninos aos avós”. Aliás, o programa arranca logo na manhã de sexta-feira, dia 17, com o desfile das crianças das escolas que marcam presença no Carnaval Infantil em Loulé, Quarteira, Almancil ou Boliqueime.

Também o tema escolhido para esta edição está a gerar muita curiosidade, até porque “diz muito aos louletanos”. “Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” vai ser uma paródia à candidatura a Geoparque, que em breve os municípios de Loulé, Albufeira e Silves irão apresentar junto da UNESCO, e ao achado paleontológico que a inspirou, uma salamandra gigante com 227 milhões de euros. “No Carnaval os louletanos brincam com tudo, até com uma descoberta única no mundo como esta, o Metoposaurus Algarvensis”, apontou Vítor Aleixo.

O desfile no “sambódromo louletano” vai contar 14 carros alegóricos, 10 grupos de animação, 3 escolas de samba, cabeçudos, gigantones, num total de perto de 600 animadores. Para colorir o cortejo, já foram adquiridas toneladas de confetis e está a ser confecionado cerca de 1 milhão de flores de papel que serão coladas aos carros. Perto de meia centena de bonecos de figuras bem conhecidas estão também a ser criados na Oficina por Paulo Madeira “Palhó” e a sua equipa que, com criatividade e perícia, conseguem dar vida às caricaturas de António Guterres, Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky, Marcelo Rebelo de Sousa, Greta Thunberg, António Costa e muitos outros “convidados”. Um Carnaval onde só há um rei, Carlos III, o sucessor de Isabel II na Coroa britânica, também ele contemplado nesta sátira à moda louletana.

Vítor Aleixo recordou os tempos antigos, em que, em vez desta Oficina e dos funcionários municipais, era a população quem confecionava os carros. “Eram organizados não num armazém como este… Cada bairro da cidade, cada freguesia do concelho, cheia de orgulho, competia para saber quem é que trazia ao desfile o carro mais bonito. Eram as pessoas que cerravam, pregavam, colavam as flores…”, lembrou.

Mas se esta foi uma tradição que se perdeu, as outras estão bem vivas e o Carnaval de Loulé “continua de boa saúde e cada vez a atrair mais pessoas”. E este ano pode mesmo haver um acréscimo no número de visitantes – que por norma ronda entre os 60 e os 80 mil – já que o interregno de dois anos deixou saudades.

O impacto na economia prevê-se que, mais uma vez, seja substancial, nesta que ainda é a época baixa do turismo algarvio. “São muitos milhares de turistas que acorrem ao Carnaval de Loulé, conhecido internacionalmente. A restauração, as camas hoteleiras, os alugueres de transportes vão estar numa grande azáfama a laborar o que vai ter com certeza um impacto na nossa economia local bastante positivo, como é habitual”.

O bilhete de entrada no corso tem um valor simbólico de 2 euros e as receitas revertem, em 50%, para as 10 associações que vão desfilar, sendo os restantes 50% atribuídos a IPSS do concelho.

O investimento municipal, este ano, para o Carnaval de Loulé é de “mais de 400 mil euros” e está inscrito no Orçamento Municipal para 2023.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.