Home » Atualidade » Nacional » Carnide mantém a Tradição da Feira da Luz

Carnide mantém a Tradição da Feira da Luz

A Freguesia de Carnide, em Lisboa, está em festa a partir do próximo dias 29 de agosto até 27 de setembro em honra de Nossa Senhora da Luz

O culto a Nossa Senhora da Luz remonta ao século XV, altura em que, segundo reza a tradição, na localidade de Carnide, um devoto a Nossa Senhora encontrou, graças a uma estranha luz, uma imagem da Mãe de Deus.

O fato deu origem à construção de um convento e uma igreja em torno da qual ainda se realiza uma das feiras mais pitorescas dos arredores de Lisboa. O culto expandiu-se um pouco por todo o país graças ao patrocínio da Infanta D. Maria e de D. Leonor de Áustria, respetivamente a filha e a terceira esposa do rei D. Manuel I.

O culto a Nossa Senhora da Luz propagou-se ainda a todo o Império Português e é ainda invocado, em muitos lugares, sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Purificação e Nossa Senhora das Candeias, ocorrendo geralmente a 2 de Fevereiro a data da sua celebração.

Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, realizava-se a feira que durava vários dias, atrai numerosos forasteiros da capital e sobretudo da região saloia.

Este ano serão muitos os motivos para visitar o Jardim da Luz, artesanato, ranchos folclóricos, workshops, ateliers, teatro, animação de rua, dança, fotografia e muitos concertos com a presença de artistas como a Romana, Carapaus Azeite e Alho, Quim Barreiros, Ruth Marlene, Lúcia Moniz, HMB, Diabo na Cruz, Luiz Caracol, Flor de Liz, The Guest e Mónica Sintra, entre muitos outros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.