Site icon Ipressjournal

Carros elétricos na estrada sem garantia de carregamento

Carros elétricos na estrada sem garantia de carregamento

Os carros elétricos mais que duplicaram em 2018 nas estradas portuguesas, a venda destas viaturas registou um aumento exponencial, com um crescimento na ordem dos 148%, mas em contrapartida, não houve por parte da entidade responsável pela montagem e operacionalidade dos postos de carregamento em Portugal, a MOBI.E, a resposta que se esperava e estava mesmo prometida.

O Portal da Queixa, maior rede social de consumidores em Portugal, verificou um aumento significativo do número de reclamações dirigidas à MOBI.E, empresa de mobilidade elétrica responsável pelos postos de carregamento existentes no país. são inúmeros os postos de abastecimento que não funcionam devidamente, um problema que se estende de norte a sul do país.

Nos últimos doze meses, entre abril de 2018 e março de 2019, as queixas dispararam 266%, comparativamente com o período homólogo. O Porta da Queixa constatou que a indisponibilidade dos postos de abastecimento e as avarias constantes dos equipamentos são os principais motivos das reclamações apresentadas contra a MOBI.E.

A análise de dados efetuada pelo Portal da Queixa, permitiu apurar um registo total de 110 reclamações, desde abril de 2016 até 6 de março de 2019, e identificou que “o total abandono no apoio”, por parte da empresa, é uma denúncia apontada pela generalidade dos queixosos ao longo dos anos. A atestar esta realidade está a Taxa de Resposta da MOBI.E às mais de 100 reclamações apresentadas: 1,1%, e o Índice de Satisfação a marcar apenas 1.4, refletindo o descontentamento dos consumidores.

Após um ano recorde de vendas, o segmento dos automóveis 100% elétricos continua com forte dinamismo em Portugal. Em janeiro de 2019, os carros elétricos representaram mais de 4% das vendas de ligeiros de passageiros, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal.

Refira-se que, recentemente, o Governo anunciou que vai criar incentivos para a instalação de 100 postos de carregamento rápido para carros elétricos até ao final do ano. O objetivo é começar a instalar estes novos postos a partir de 1 de abril. Os apoios previstos pretendem triplicar a oferta existente. Outra novidade prevista é que, ainda este ano, o carregamento passe a ser pago em todos os postos.

Partilhe:
Exit mobile version