Home » Atualidade » Nacional » Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados.

Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados.

O Colóquio Internacional “Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados”, organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), decorre na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa de 22 a 25 de maio.

O Colóquio multidisciplinar vai reunir especialistas em Ciências Sociais e Humanas, oriundos de instituições académicas de diversos países, interessados em debater de forma crítica e plural as histórias, as memórias, as interações e os legados da Casa dos Estudantes do Império (CEI).

O desafio que se propõe é contextualizar a Casa em várias escalas de análise e compreendê‐la, enquanto realidade dinâmica e heterogénea, num quadro comparativo internacional.

No âmbito da iniciativa é inaugurada a 21 de maio (18:00) a exposição “Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade”, nos Paços do Concelho em Lisboa. Trata‐se de uma mostra documental, com fotografias, publicações periódicas, livros e documentos oficiais, cedidos ou disponibilizados pelos associados e por algumas instituições que aderiram à exposição e que estará patente ao público até ao dia 25 de junho.

A homenagem à CEI terá o seu encerramento no dia 25 de maio, pelas 16h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, e contará com a presença de ex‐responsáveis que ocuparam lugares no Governo ao mais alto nível nos países africanos lusófonos.

Foram associados da Casa dos Estudantes do Império, ou tiveram participação nela, personalidades incontornáveis da cultura e da política como Agostinho Neto, Alda do Espírito Santo, Alda Lara, Amílcar Cabral, Francisco José Tenreiro, Gentil Viana, Jorge Querido, Lúcio Lara, Manuel Rui Monteiro, Onésimo Silveira, Pepetela, Ruy Mingas, Vasco Cabral, Viriato da Cruz e tantos outros.

Esta homenagem da UCCLA corresponde, a um desígnio comum dos povos de língua oficial portuguesa e não é possível conceber‐se o futuro sem a preservação da memória que a todos respeita.

A UCCLA tem vindo a organizar diversas eventos de reconhecimento e de homenagem à CEI, como sucedeu com as iniciativas que decorreram em 28 de outubro de 2014 na Universidade de Coimbra, seguidas de um debate sobre a “Casa dos Estudantes do Império e o Movimento Associativo Estudantil”, na Assembleia da República, a 24 de fevereiro de 2015.

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), tem como parceiros na organização do Colóquio, o Centro de Estudos Sociais ‐ Laboratório Associado da Universidade de Coimbra (CES), o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS‐ULisboa) e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Camões ‐ Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e Câmara Municipal de Lisboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.