Site icon Ipressjournal

Cascais Smart Pole by Nova SBE inaugura o Sustent’Arte

Cascais Smart Pole by Nova SBE inaugura o Sustent’Arte

Sustent’Arte é uma iniciativa que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias, em arte.

A inauguração do Sustent’Arte na Nova SBE, é uma iniciativa que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte, no dia 3 de junho de 2022 às 11 horas, no Outsystems Square no Campus da Nova SBE.

O Projeto “Cascais Smart Pole by Nova SBE” é um espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interação e participação de todos permitirá caminhar no sentido da neutralidade carbónica.

O projeto é financiado pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” dos EEA Grants (no âmbito do concurso “Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas”).

Compreende várias atividades e no âmbito do Cascais Smart Pole World (que promove campanhas de sensibilização ao serviço da neutralidade carbónica), vai ser inaugurado o Sustent’Arte, que trará à Nova SBE a primeira peça de arte urbana de um roteiro do clima, numa iniciativa que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte, retratando alguns dos heróis que dão voz à luta contra as alterações climáticas.

Antecipando o Dia Mundial do Ambiente (que se celebra no dia 5 de junho), o objetivo desta iniciativa é demonstrar que o artivismo é uma ferramenta que dá voz aos artistas que encontram na arte o poder das mensagens e que chegam às pessoas, inspirando mudanças. É uma manifestação cultural e a cultura é também um dos pilares do desenvolvimento sustentável.

O Sustent’Arte é desenvolvido pelo Mar de Experiências que irá retratar 6 personalidades mundialmente reconhecidas pelo seu papel ativo no combate às alterações climáticas. As peças deste roteiro são criadas com resíduos recolhidos na praia e nas margens de rios e bosques. Uma parte dos resíduos utilizados foi recolhido nas praias e na costa cascalense através de uma ação de limpeza costeira organizada pelo Cascais Smart Pole. Na recolha de lixo, o Cascais Smart Pole conta também com o apoio do projeto Vozes do Mar do Movimento Claro Cascais, da Guincho Locals Associação e da Circular Economy Portugal.

A primeira peça de arte urbana apresenta o famoso radialista, biólogo, historiador naturalista e autor inglês, David Attenborough. Até ao final do ano serão apresentadas mais 5 personalidades que poderão ser visitadas no Campus da Nova SBE.

O Cascais Smart Pole by Nova SBE é um living lab que resulta da parceria entre a Fundação Alfredo de Sousa, Nova School of Business & Economics, Câmara Municipal de Cascais, Cascais Ambiente, Get2C, PRIO BIO, Veolia e Avfallsteknisk Montasje AS (Noruega). Financiado pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” dos EEA Grants (no âmbito do concurso “Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas”), irá desenvolver um “living lab” inovador ao longo de 36 meses onde a economia circular, a biodiversidade, as energias renováveis, a mobilidade sustentável e a cultura local estão em comunhão e formam um polo centrado nas pessoas com vista a um futuro neutro em carbono e resiliente às alterações climáticas.

Partilhe:
Exit mobile version