Home » Cultura » Geral » Castro Marim anuncia a reabertura dos espaços culturais
Castro Marim anuncia a reabertura dos espaços culturais
Casa de Odeleite - crd_ cmCastroMarim

Castro Marim anuncia a reabertura dos espaços culturais

Os espaços culturais de Castro Marim, reabriram na passada segunda feira, daí o convite da autarquia, a residentes e visitantes, já que esta fase de desconfinamento o permite, respeitando as normas de segurança impostas pela pandemia.

Com a entrada na 2ª fase de desconfinamento, já foram reabertos os principais espaços culturais do concelho, desde o dia 5 de abril. É finalmente possível voltar a desfrutar da oferta da Casa de Odeleite, da Casa do Sal e do Mercado Local, lugares que vivem a cultura nas suas mais diversas formas, conciliando a arte, a literatura e o património e estimulando a descoberta e a criação.

A Casa de Odeleite é emblemática na reconhecida “aldeia florida”. Foi um importante armazém comercial durante as primeiras décadas do século XX. Hoje o espaço expõe algum do espólio desta que era a casa mais rica da freguesia e propõe uma leitura da casa em articulação com a história do território. Equipada com cafeteria e loja, tem ainda um digníssimo pátio interior onde pode fruir da tranquilidade própria de uma aldeia da serra algarvia.

Já em Castro Marim, é a Casa do Sal o principal polo dinamizador da cultura, vocacionado para a valorização e promoção da salinicultura tradicional. Com diversas áreas funcionais, é sobretudo um espaço que tem servido de encontro à comunidade em torno de atividades sociais, culturais e recreativas. Reabre com a exposição “100 Memórias de Castro Marim”, um espólio de cartas, fotografias, postais, documentos, livros e outras tantas recordações que foram legadas ao novo Arquivo Digital da câmara municipal, contribuindo para a construção de um novo olhar sobre a identidade cultural e social castromarinense. Ainda no âmbito deste projeto das 100 Memórias, foi desenvolvida a exposição de rua “Ruas com Memória”, que pode visitar enquanto descobre e passeia pelas ruas da vila castromarinense.

O Mercado Local de Castro Marim, que funcionou durante décadas como o principal abastecedor de fruta, verduras e peixe da Vila, é hoje um espaço turístico-cultural multifuncional reservado à dinamização e divulgação das artes e saberes locais e o ponto principal de promoção dos produtos endógenos do Concelho de Castro Marim. Agora hospeda também uma zona de lazer e fruição, com alguns livros disponíveis para consulta/leitura.

No dia 18 de abril, reabrirá também o Castelo de Castro Marim, que agora está a ser alvo de alguns melhoramentos. Além da fortaleza em si, poderá visitar as exposições “Castro Marim, Primeira Sede da Ordem de Cristo” e “Instrumentos de Tortura e Punição”.

“Abrir ou reabrir os espaços culturais não chega, é preciso torná-los vivos e conferir-lhes um sentido de pertença à comunidade e de acolhimento ao visitante. A cultura faz-se de pessoas, para pessoas e traduz-se na partilha e naquilo que faz sentir”, defendeu a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, sublinhando que a cultura é uma das áreas mais sacrificadas pela pandemia e que agora é necessário imprimir-lhe um maior dinamismo e maior atenção.

HORÁRIOS

Casa de Odeleite
De novembro a março | 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00
De abril a outubro | 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00
Sábados e domingos | 09:30 às 13:00

Casa do Sal
De novembro a março | 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30
De abril a outubro | 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00
Sábados e domingos | 09:30 às 13:00

Mercado Local de Castro Marim
De novembro a março | 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30
De abril a outubro | 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00
Sábados e domingos | 09:30 às 13:00

Castelo – a partir do dia 18 de abril
De novembro a março | 09:00 às 17:00
De abril a outubro | 09:30 às 19:00

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.