Home » Sociedade » Escolas e universidade » Cat√≥lica Porto recebe hub de novas biomol√©culas

Católica Porto recebe hub de novas biomoléculas

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto e a Biorbis, anunciam uma parceria que visa transformar Portugal num hub de novas biomoléculas. O lançamento oficial terá lugar no próximo dia 20 de novembro, às 11 horas, no Auditório Comendador Arménio Miranda.

No dia 20 de novembro, pelas 11 horas, realiza-se o evento de lançamento da recente colaboração entre a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a empresa internacional BIORBIS, que escolhe Portugal para realizar o seu investimento de investigação e inovação na Europa.

A Biorbis √© detida maioritariamente pela empresa que lidera a produ√ß√£o de cana-de-a√ß√ļcar da Guatemala e o top 5 dos produtores de a√ß√ļcar da Am√©rica Latina – a IMSA – Ingenio Magdalena. Este programa prev√™ um investimento privado inicial de 3 milh√Ķes, com um potencial de 23 milh√Ķes nos pr√≥ximos 5 anos, no projeto de investiga√ß√£o e inova√ß√£o que procura desenvolver a pr√≥xima gera√ß√£o de biomol√©culas, seguras, sustent√°veis e de elevado valor.

‚ÄúEsta colabora√ß√£o, com um horizonte de 5 anos, come√ßar√° com a integra√ß√£o de 40 investigadores para desenvolverem um projeto privado de investiga√ß√£o ‚Äď o CIRCULAS ‚Äď que ser√° integrado nas instala√ß√Ķes do Centro de Biotecnologia e Qu√≠mica Fina da Escola Superior de Biotecnologia,‚ÄĚ refere Manuela Pintado, diretora do referido laborat√≥rio associado. ‚ÄúA Biorbis ir√° comercializar novas mol√©culas sustent√°veis a partir de Portugal e resultantes desta parceria, onde 40 investigadores ir√£o procurar ativamente novas fontes e processos para desenvolver mol√©culas sustent√°veis e de elevado valor,‚ÄĚ salienta Jorge Leal, co-fundador e co-diretor da Biorbis. ‚ÄúAtrav√©s desta parceria, que tem por base os princ√≠pios da economia circular e que est√° alinhada com o Green Deal, pretendemos transformar Portugal num hub de desenvolvimento de novas biomol√©culas, para serem comercializadas com aplica√ß√£o em nutri√ß√£o de plantas, animal, e humana,‚ÄĚ acrescenta John Melo, tamb√©m co-fundador e co-diretor da Biorbis.

Manuela Pintado explica que o projeto prev√™ ‚Äúa descoberta, o desenvolvimento e a comercializa√ß√£o de novas biomol√©culas. A valoriza√ß√£o econ√≥mica de subprodutos de v√°rias origens para obten√ß√£o de novas biomol√©culas bem como otimizar fermenta√ß√£o para aumentar a efici√™ncia da sua produ√ß√£o.‚ÄĚ

A assinatura do memorando de entendimento entre a Universidade Católica Portuguesa e a Biorbis vai decorrer no dia 20 de novembro, às 11 horas, no Auditório Comendador Arménio Miranda, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.