Home » Atualidade » Nacional » CDS-PP quer ouvir o Ministro da Agricultura sobre a seca
CDS-PP quer ouvir o Ministro da Agricultura sobre a seca
CDS-PP requereu a audição urgente do Ministro da Agricultura

CDS-PP quer ouvir o Ministro da Agricultura sobre a seca

O Grupo Parlamentar do CDS-PP requereu a audição urgente do Ministro da Agricultura, para um esclarecimento “sobre medidas de mitigação dos impactos da seca na agricultura”, face à situação de seca que os agricultores enfrentam, devido à baixa pluviosidade.

No requerimento dirigido ao Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Deputado Joaquim Barreto, aquele grupo parlamentar justifica a audição ao Ministro, com “a fraca pluviosidade ocorrida neste outono/inverno, cujo nível se mantém abaixo do normal, que está a provocar sérios prejuízos na atividade dos agricultores, quer ao nível da alimentação animal, prados, pastagens e culturas forrageiras, quer do desenvolvimento vegetativo de diversas outras culturas”.

Os dados mais recentes do IPMA reportam a 31 de Março de 2017 e referem valores de precipitação acumulada no ano hidrológico 2016/2017 de 82% do normal. Todavia, o mês de abril voltou a apresentar valores reduzidos de precipitação o que, conjugado com o facto de ser o terceiro ano consecutivo de fraca pluviosidade, provoca carência de água nas albufeiras.

As barragens estão com níveis de armazenamento baixo ou mesmo críticos em alguns casos e os dados disponíveis apontam para uma manutenção de ausência de precipitação significativa, o que leva à previsão do agravamento da situação.

Várias organizações manifestaram já enorme preocupação, nomeadamente com a falta de água para garantir a realização das culturas de primavera/verão e com consequências ao nível da produção de pastagens suficientes para a alimentação animal.

Na passada semana o Senhor Ministro anunciou que iria constituir uma comissão interministerial para “acompanhar a evolução da situação de seca em Portugal e equacionar medidas que se revelem necessárias tomar”.

Considerando que, na sequência da seca de 2012 foi constituído um Grupo de Trabalho para Acompanhamento e Avaliação dos Impactos da Seca e, bem assim, criada uma Comissão Interministerial de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca e das Alterações Climáticas para aprovar medidas urgentes;

Segundo a nota do Grupo Parlamentar do CDS-PP, “não é conhecida nenhuma atuação recente desta Comissão Interministerial ou eventuais medidas que esteja a prever para minimizar os efeitos da seca que se avizinha, sendo de todo o interesse perceber quais as atribuições da nova Comissão anunciada, porque é urgente a implementação de medidas de apoio aos agricultores”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.