Home » Ci√™ncia & Tecno » Celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade!

Celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade!

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Biodiversidade que neste ano de 2013, se foca na rela√ß√£o entre a √Āgua e os ecossistemas. O Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se anualmente a 22 de maio.

O objetivo deste dia, é alertar para a necessidade de conservação da Diversidade Biológica e dos ecossistemas, afim de garantir segurança no que diz respeito à água.

Os ecossistemas e em particular a diversidade de formas vivas que os constituem, regulam a disponibilidade de água e a sua qualidade, para evitar que a degradação dos sistemas naturais conduza à insegurança em relação aos recurso aquáticos.

Deste modo, a boa gest√£o dos ecossistemas, como as florestas, pradarias, zonas h√ļmidas e solos, que constituem infraestruturas naturais atrav√©s dos quais a √°gua flui, √© absolutamente essencial.

No contexto das Altera√ß√Ķes Clim√°ticas, que afetam o ciclo da √°gua e o funcionamento dos ecossistemas, √© necess√°rio agir a este n√≠vel para nos adaptarmos aos efeitos de fen√≥menos como o Aquecimento Global.

Por outro lado, dada a natural interdepend√™ncia entre o ciclo da √°gua e o ciclo do carbono, o recurso a abordagens baseadas no conceito de ecossistema tendo em vista a gest√£o da √°gua tamb√©m contribui para mitigar os efeitos das altera√ß√Ķes do Clima.

Os exemplos de gest√£o dos ecossistemas para garantir a seguran√ßa no que diz respeito √° √°gua s√£o m√ļltiplos, indo desde a conserva√ß√£o das zonas h√ļmidas para reduzir o risco de inunda√ß√Ķes √† recupera√ß√£o de solos para reduzir a eros√£o e a polui√ß√£o e desse modo aumentar a disponibilidade de √°gua para a rega agr√≠cola, passando pela preserva√ß√£o das florestas garantindo as reservas de √°gua pot√°vel.

Este tipo de abordagem resulta também, em muitos outros benefícios tais como a promoção da segurança alimentar através de uma agricultura mais produtiva e disponibilização de matérias-primas como a madeira, por parte dos ecossistemas florestais e de habitat para espécies polinizadoras e silvestres, para além da disponibilização de locais de recreio e com valor cultural.

Fonte: www.cbd.int

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.