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Censos 2021: Portugueses apontam falhas no sistema

Censos 2021: Portugueses apontam falhas no sistema

O Portal da Queixa registou mais de 270 reclama√ß√Ķes dirigidas ao Instituto Nacional de Estat√≠stica (INE), relacionadas com os CENSOS 2021, uma m√©dia de 18 reclama√ß√Ķes por dia. A n√£o rece√ß√£o da carta dentro do prazo (19 de abril a 3 de Maio) com os dados de acesso para o preenchimento online e as dificuldades em aceder ao site s√£o os principais motivos apontados pelos portugueses.

O prazo para responder aos Censos 2021 pela Internet terminou esta segunda-feira (3 de maio), marcando o fim da primeira fase de resposta aos inqu√©ritos do INE que abrangem mais de seis milh√Ķes de alojamentos. No dia 27 de abril, o INE j√° tinha recebido mais de 2,4 milh√Ķes de respostas, 92% das quais atrav√©s da Internet, representando informa√ß√£o estat√≠stica sobre mais de cinco milh√Ķes de pessoas.

No entanto, segundo identificou o Portal da Queixa Рcom base nos dados registados pelos consumidores na sua plataforma -, a organização dos CENSOS 2021 apresentou alguns problemas.

A maior rede social de consumidores de Portugal recebeu, entre 19 de abril (o dia censit√°rio) e o dia 3 de maio, 276 queixas relacionadas com o processo dos CENSOS 2021.

Entre os principais motivos reportados pelos portugueses est√£o a n√£o rece√ß√£o da carta com os dados de acesso para o preenchimento online (83% das reclama√ß√Ķes) e as dificuldades em aceder ao site ‚Äď https://censos2021.ine.pt – onde os inqu√©ritos podem ser respondidos (10% das queixas).

Portugueses apontam falhas ao sistema

Na sua reclama√ß√£o, Marco Marques reportou a sua indigna√ß√£o face √† inoper√Ęncia do sistema: ‚ÄúTelefonei para a linha de apoio no dia 21 de abril de 2021 e o funcion√°rio que me atendeu confirmou-me que o c√≥digo enviado n√£o funciona.‚ÄĚ

Carmen Sousa √© outra consumidora que denuncia na sua queixa dirigida ao INE as falhas do sistema inform√°tico: ‚ÄúO site para o Censos n√£o est√° a funcionar! D√Ā TODA A ESP√ČCIE DE ERROS !N√£o aceita a palavra passe, entre outras coisas!‚ÄĚ

De acordo com os indicadores do INE no Portal da Queixa, relativos ao √ćndice de Satisfa√ß√£o – um par√Ęmetro que reflete de forma objetiva o desempenho das marcas e entidades no Portal da Queixa e √© calculado tendo em conta a atividade das mesmas nos √ļltimos 12 meses. A intera√ß√£o de cada uma delas com os utilizadores que efetuaram reclama√ß√Ķes considera os v√°rios estados poss√≠veis: Aguardar resposta, Em tratamento, Resolvida, Sem Resolu√ß√£o -, a pontua√ß√£o do INE √© de 16.9 em 100, atestando que a entidade n√£o faz uma gest√£o eficaz das reclama√ß√Ķes de que √© alvo, revelando ainda taxas baixas quer de resposta (2,8%), quer de solu√ß√£o (28,6%), relativamente aos problemas que lhe s√£o apresentados pelos consumidores.

De referir que, a partir de 31 de maio, os recenseadores ir√£o fazer uma segunda ronda pelos alojamentos que ainda n√£o tenham respondido para tentar recolher mais respostas.

Todas as reclama√ß√Ķes efetuadas no Portal da Queixa dirigidas ao INE est√£o dispon√≠veis para consulta p√ļblica em: www.portaldaqueixa.com

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