Home » Saúde » Certificado primeiro centro de tratamento de AVCs em Portugal
Unidade de AVC do Gaia/Espinho é Certified ESO Stroke Centre
Unidade de AVC do Gaia/Espinho é Certified ESO Stroke Centre

Certificado primeiro centro de tratamento de AVCs em Portugal

A Unidade de AVC do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho foi distinguida com o primeiro “Certified ESO Stroke Centre” da Europa, atribuido pela European Stroke Organisation (ESO).

Portugal é o primeiro país da Europa a ter um centro certificado de tratamento de AVCs, primeira causa de mortalidade e incapacidade no nosso País. A Unidade de AVC daquele Centro Hospitalar é coordenada pelo Dr. Miguel Veloso e a Unidade de Neurorradiologia de Intervenção, é liderada pelo Dr. Manuel Ribeiro

A distinção foi anunciada na plataforma de certificação da ESO, disponível online em: eso-certification.org. Recentemente, a ESO lançou recomendações para a excelência de cuidados no AVC agudo e estabeleceu critérios para conceder a certificação como Stroke Unit ou como Stroke Center (este mais diferenciado, incluindo neurorradiologia de intervenção).

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Unidades de AVC e de Neurorradiologia de Intervenção) foi o primeiro da Europa a ser acreditado com o título de Stroke Center no tratamento do AVC, tendo conseguido tal distinção mediante critérios de elevada exigência.

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho abriu a Unidade de AVC em outubro de 2006 e a rede Via Verde AVC foi implementada dois anos depois. No ano de 2016, estiveram internados 540 doentes na Unidade de AVC e foram realizadas 92 trombólises endovenosas. Desde janeiro de 2015 até ao presente mês, foram realizadas 277 trombectomias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.