Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastronómicos » Chef Duarte Eira venceu em Viseu o Troféu Portugal 2019
Chef Duarte Eira venceu em Viseu o Troféu Portugal 2019
Chef Duarte Eira venceu em Viseu o Troféu Portugal 2019

Chef Duarte Eira venceu em Viseu o Troféu Portugal 2019

Viseu foi a cidade anfitriã do Troféu Portugal 2019, um evento gastronómico promovido pelas Edições do Gosto, no âmbito da programação das comemorações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. O concurso teve lugar no Solar do Vinho do Dão, nos dias 8 e 9 de junho que teve como vencedor, o Chefe Duarte Eira, do restaurante Salpoente, em Aveiro.

O chefe galardoado foi o que obteve a melhor pontuação dos cinco chefes a concurso ao apresentar uma proposta de menu constituída por Sopa “Tributo à Ria de Aveiro”, Petisco “Açorda fria de berbigão e Ostra”, Prato Regional “Milho de Chaves” e Prato Contemporâneo “Bacalhau, sames de bacalhau e mão de vaca”.

A 2ª e 3ª menção honrosa coube a Guilherme Spalk e a Mauro Loureiro, respectivamente. Estiveram igualmente a concurso os chefes Alexis Gregório e Helder Diogo, o júri responsável pela avaliação foi composto por Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz e Orlando Esteves.

O Troféu Portugal é um concurso de cozinha único que tem como objetivo valorizar o que de melhor se faz no nosso País e que teve como anteriores vencedores Rodrigo Castelo e Rui Martins. Os concorrentes, todos cozinheiros profissionais nacionais a trabalhar em Portugal, aceitaram o convite da organização para mostrar a sua homenagem à cozinha portuguesa, aos seus produtos e técnicas culinárias.

O vencedor recebeu um prémio monetário no valor de 3.500€, um Troféu ICEL, um voucher no valor de 100€ oferta do Clube de Produtores do Continente, uma faca ICEL e um kit de Arroz Bom Sucesso.

Foram parceiros desta iniciativa o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento contou com o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair, Sogenave e TEKA.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.