Home » Atualidade » Nacional » Chegam a Portugal mais 170 refugiados da Ucrânia
Chegam a Portugal mais 170 refugiados da Ucrânia

Chegam a Portugal mais 170 refugiados da Ucrânia

A iniciativa “Check-in Esperança”, fruto da parceria estabelecida entre a associação Ukrainian Refugees UAPT e a LEROY MERLIN Portugal, acontece no dia 22 de dezembro com a chegada de um avião a Portugal (Lisboa – Figo Maduro) com 170 refugiados da Ucrânia e respetivas crianças de colo, assim como animais de estimação, para um recomeço em segurança, com um lar digno e oportunidades de trabalho em Portugal.

O avião regressa no mesmo dia para a Moldávia com 15 toneladas de bens essenciais recolhidos nas lojas LEROY MERLIN nos últimos meses, como aquecedores, cobertores e produtos sanitários. Ao chegar a Chișinău, os bens essenciais serão transportados por camiões humanitários até Kiev, onde serão distribuídos pela população em função das necessidades identificadas.

Com a guerra a afetar milhares de cidadãos na Ucrânia, ações como esta ganham ainda mais relevância. Este é o 6º voo que, com a ajuda de parceiros como a LEROY MERLIN, vamos conseguir realizar para salvar vidas. Nesta altura do ano, particularmente sensível, em que o inverno se faz sentir nas zonas do conflito, temos muito orgulho em saber que estas pessoas vão poder passar um Natal com maior conforto. Estamos a trabalhar para que na chegada a Portugal os 170 refugiados sejam devidamente integrados e que encontrem em Portugal um lar digno e oportunidades de trabalho”, refere Roman Kurtysh, Fundador da associação Ukrainian Refugees UAPT.

Esta parceria com a UAPT, estabelecida no início de junho, não se restringe à realização do voo e tem também como objetivo apoiar os refugiados ucranianos durante o seu processo de integração em Portugal. A LEROY MERLIN e a UAPT vão assegurar o acompanhamento de longo prazo aos refugiados recém-chegados, sendo que a LEROY MERLIN vai ainda ativar o seu ecossistema de parceiros para aumentar a pool de vagas de emprego para os refugiados com ligação à Associação, contribuindo assim para aumentar as suas oportunidades de emprego.

Queremos agradecer às mais de duas dezenas de parceiros que se juntaram a nós nesta iniciativa e que tornaram possível a realização deste voo. Estamos muito felizes por poder realizar este ‘Check-in Esperança’ e por contribuirmos para um recomeço destes cidadãos, em segurança, com um lar digno e oportunidades de trabalho no nosso país”, destaca João Lavos, Líder do Impacto Positivo da LEROY MERLIN.

Para a concretização do “Check-in Esperança” a LEROY MERLIN assegurou a compra de mais de 50% dos lugares do avião. A esta iniciativa juntaram-se ainda mais de duas dezenas de parceiros da empresa, são exemplos a Vieira de Almeida & Associados, a Auchan e a FlexDeal, que tornaram possível a realização desta iniciativa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.