Home » Cultura » Exposições* » China Lisboeta – Exposição Fotográfica de Bruno Saavedra
China Lisboeta - Exposição Fotográfica de Bruno Saavedra
Exposição patente até 30 de Setembro, no Intendente

China Lisboeta – Exposição Fotográfica de Bruno Saavedra

Está patente até 30 de Setembro, no Intendente, uma exposição de trabalhos fotográficos de quatro diferentes autores. Bruno Saavedra, que residiu em Macau durante quatro anos, retrata a comunidade chinesa que habita naquela área da cidade.

Do ‘ 5º workshop’ intitulado “Narrativas fotográficas do Intendente” lecionado pela fotografa Pauliana Valente Pimentel e promovido pela Casa Independente em 2016, resultou uma exposição coletiva que apresenta quatro diferentes trabalhos: “Glowing Up”, de Ana Antunes, “Pequena Cirurgia”, de Ana Bernadino, “Caixa de viagens” de Sara Maia e “Made in China”, de Bruno Saavedra.

Numa nota, Bruno Saavedra explica a sua exposição resulta de um trabalho desenvolvido entre os meses de Novembro de 2016 e Fevereiro de 2017.

“Não estamos na China ou em qualquer outro país da Ásia. Estamos em Lisboa, mais precisamente no bairro do Intendente”. Este projeto propõe-se a retratar “uma visão diferente e subtil da comunidade chinesa” no bairro do Intendente. “Fui à procura de detalhes e imagens que de alguma forma me fizessem conhecer a história das suas vidas e o modo como vivem na freguesia mais cosmopolita de Lisboa”, indica o artista no mesmo comunicado.

Para isso, durante três meses, visitou casas, restaurantes, centros de estética, cabeleireiros, centros de massagens, escolas, lojas, supermercados, templos, igrejas e até médicos. “Ouvi histórias, verdadeiros contos chineses de pessoas que vivem clandestinamente, trabalham 16 horas por dia para conseguir juntar algum dinheiro com o sonho de regressar à sua terra natal”.

O fotógrafo concluiu o trabalho na mesma altura em que se comemorou o início do Ano Lunar do Galo e destaca sobretudo a predominância da cor vermelha, vibrante, e hábitos como presentear os Deuses que protegem o lar, arrumar a casa ou cortar o cabelo.

Bruno Saavedra nasceu em 1987 na cidade Itamaraju, Bahia, no Brasil, onde, já em criança, se deixou fascinar pela fotografia. Em 2004 veio residir para Portugal. Viveu três anos em Macau, na China (2011/2014), onde se dedicou a diversas atividades artísticas de animação sócio-cultural e iniciou o estudo da fotografia com António Duarte Mil-Homens. Em Lisboa fez o curso de maquilhagem da Lisboa Make-Up School – 2014 – o curso de fotografia anual da Restart- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias – 2015/2016 – o Workshop Food Photography com o fotografo Jorge Simão – 2016. Desde de 2015, tem apresentado a exposição FLAVORS por diversas galerias e espaços culturais.

Casa Independente
Largo do Intendente, 45
218 875 143
www.casaindependente.com info@casaindependente.com

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.