Home » Saúde » CHUA: Formalizados acordos de Gestão para 2023
CHUA: Formalizados acordos de Gestão para 2023

CHUA: Formalizados acordos de Gestão para 2023

O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e as Direções dos seus Departamentos e Unidade Autónoma de Gestão assinaram no passado dia 29 de dezembro os Acordos de Gestão para o ano de 2023.

A assinatura destes documentos decorreu sequência do encerramento do processo de Contratualização Interna, na perspetiva da promoção do alinhamento estratégico das atividades assistenciais e da corresponsabilização das equipas de gestão intermédia.

Começando por felicitar todos os elementos das Direções dos Departamentos no que respeita ao cumprimento geral das metas acordadas para 2022 e realçando a harmonização institucional alcançada relativamente ao compromisso que havia sido estabelecido com a Tutela, a Vogal Executiva do CA, Patrícia Rego, enalteceu o profundo esforço e o espírito ambicioso dos Departamentos que revelam os compromissos assistenciais firmados para 2023, apesar de todos os constrangimentos.

“O que sentimos é que os Serviços mantêm a sua motivação, a sua ambição de ir sempre um pouco mais além. Agradecemos por isso, pois é de facto muito gratificante ver que há muita ambição e muita motivação nestas propostas”, frisou.

A Vogal Executiva deu ainda nota de satisfação pelo facto deste exigente processo ter sido efetuado em tempo oportuno e dentro dos prazos definidos, estabelecendo-se ainda em 2022 os compromissos para o ano de 2023. Este momento representa o culminar do processo de contratualização interna, isto é, da transposição dos compromissos assumidos pelo CA, com a Administração Regional de Saúde do Algarve e com a Administração Central do Sistema de Saúde, para a esfera interna e respetiva desagregação pelos diferentes níveis de gestão.

Presente na cerimónia, também o Diretor Clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, destacou a importância destes instrumentos de gestão e evidenciou, simultaneamente, a vertente da corresponsabilização no uso eficiente dos recursos.

O Diretor Clínico aproveitou ainda para agradecer a todos os profissionais e aos Departamentos, uma vez que se “registou em 2022 um aumento da produção geral e da oferta do hospital”, fazendo, no entanto, notar que esse deve ser um caminho a continuar com o consequente aumento das respostas, seja em consulta ou na recuperação de listas de espera.

Horácio Guerreiro falou ainda sobre os investimentos em marcha no Centro Hospitalar, destacando, apenas a título de exemplo, as obras no Bloco Operatório da Unidade de Faro e os vários concursos de aquisição de importantes equipamentos em curso.

“Estamos a fazer um grande esforço de investimento. São processos que têm vindo a ser tratados ao longo do ano e que agora estão a ser publicados. É um grande investimento em tecnologia, no entanto é também preciso fazer obras para colocar lá esses equipamentos”, referiu Horácio Guerreiro.

O encerramento da cerimónia ficou a cargo do Vogal Executivo do CA, Paulo Neves que falou sobre as principais linhas de ação em marcha, consubstanciadas num investimento de 6 milhões de euros, com concursos públicos que já se encontram em curso, representando o esforço de investimento em equipamentos e tecnologia e, posteriormente, em infraestruturas.

“Se tudo correr bem vamos ter especialidades e equipamento para as especialidades que nunca tivemos, bem como investimento de grande monta”, frisou Paulo Neves.

A sessão decorreu em simultâneo nas Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão, com transmissão por videoconferência.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.