Home » Sa√ļde » CHUA recupera as √°reas da Investiga√ß√£o e Ensino
CHUA recupera as áreas da Investigação e Ensino

CHUA recupera as áreas da Investigação e Ensino

O relat√≥rio de atividades do Departamento de Ensino, Inova√ß√£o e Investiga√ß√£o do Centro Hospitalar Universit√°rio do Algarve (CHUA), concluidos os dados de 2022, reflete os principais indicadores da institui√ß√£o e o envolvimento dos seus profissionais na produ√ß√£o cient√≠fica, no apoio ao ensino cl√≠nico nas v√°rias √°reas profissionais ligadas ao setor da sa√ļde e na produ√ß√£o e dissemina√ß√£o de conhecimento, fazendo jus √† chancela Universit√°ria que distingue este centro hospitalar p√ļblico que diariamente presta cuidados de sa√ļde a milhares de pessoas que vivem e procuram o Algarve.

No que diz respeito ao apoio ao ensino pr√© e p√≥s graduado o CHUA registou 1.347 pedidos de est√°gio, entre os meses de janeiro e dezembro de 2022. Como explica a dire√ß√£o do Departamento, ‚Äúeste √© um indicador bastante expressivo umas vez que demonstra o contributo do CHUA para o desenvolvimento das compet√™ncias t√©cnicas e cient√≠ficas dos estudantes e profissionais que realizam est√°gios na institui√ß√£o, fomentando assim o interc√Ęmbio de conhecimentos e experi√™ncias‚ÄĚ.

O CHUA acolheu assim nas suas unidades de sa√ļde estudantes de 60 institui√ß√Ķes de ensino (superior, secund√°rio e profissionalizante), tendo sido a Universidade do Algarve e o Instituto Piaget (Silves) as institui√ß√Ķes com maior n√ļmero de pedidos realizados. As mesmas s√£o respons√°veis por cerca de 43% do volume de pedidos rececionados, dos quais 26% correspondem a pedidos de ensino da Universidade do Algarve. De referir que a esta informa√ß√£o reportada se tem que acrescentar a atividade especifica do internato m√©dico, bem como os est√°gios curriculares de estudantes do Mestrado Integrado de Medicina, entre outros que foram desenvolvidos no CHUA.

Cerca de 30% dos pedidos de ensino clínico reportam à categoria profissional de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, seguidos da carreira Médica e de Enfermagem. No ranking dos estágios por carreira/categoria profissional, a Enfermagem assume a primazia representando 51% do total de ensinos realizados, seguido de 25% de ensinos para a área de Diagnóstico e Terapêutica e 11% de estudantes de Medicina.

‚ÄúO Centro para o Ensino e Forma√ß√£o teve ainda um ano bastante produtivo no que se refere especialmente ao n√ļmero de horas de forma√ß√£o oferecidas, tendo-se concretizado um volume formativo de 21.975 horas, resultantes de 3.557 participa√ß√Ķes de profissionais do CHUA‚ÄĚ, refere a dire√ß√£o do Departamento.

Investigação clinica em mais de 20 áreas efetuada por 164 investigadores

No que se refere √† atividade de Investiga√ß√£o, o Centro Hospitalar Universit√°rio do Algarve registou indicadores bastante positivos, sendo de destacar o n√ļmero de estudos, ensaios e publica√ß√Ķes, cujos resultados t√™m importantes implica√ß√Ķes para a pr√°tica cl√≠nica e para a afirma√ß√£o da capacidade cient√≠fica da institui√ß√£o no contexto de Centro Hospitalar Universit√°rio.

Em termos globais, a atividade de Investigação do CHUA foi desenvolvida nas principais áreas de intervenção do CHUA, sendo de destacar as 20 áreas de investigação clínica mais relevantes: Medicina Interna Cirurgia, Cuidados Intensivos, Urgência Geral, Pediatria, Oncologia, Neurologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Ginecologia, Cuidados Intermédios, Nefrologia, Obstetrícia, Hematologia, Infeciologia, Imagiologia, Cardiologia, Neurocirurgia, Medicina Físicas e Reabilitação e Gestão Estratégica.

Para o desenvolvimento da sua atividade de Investigação, o CHUA contou em 2022 com a atividade de 164 investigadores, os quais desenvolveram trabalhos de investigação principalmente nas áreas de especialidade do Centro Hospitalar.

Foram ainda apurados 16 ensaios clínicos a decorrer além de outros tantos em análise, tendo os mesmos sido desenvolvidos nas áreas de investigação clínica mais ativas, nomeadamente as áreas de Cardiologia, Gastrenterologia, Oncologia e Unidade de AVC.

Nesta √°rea da Investiga√ß√£o importa ainda referir que decorrem na institui√ß√£o v√°rios estudos multic√™ntricos e ensaios cl√≠nicos promovidos por uma diversidade de promotores da ind√ļstria farmac√™utica e ainda atrav√©s de parcerias com entidades reconhecidas nacional e internacionalmente (entidades reguladoras, sociedades europeias ou nacionais da especialidade, universidades nacionais e internacionais de renome e outros centros hospitalares de refer√™ncia no panorama nacional e internacional).

Este facto é potenciado ainda pela participação do CHUA como membro do PtCRIN РPortuguese Clinical Research Infraestruture Network, uma rede de investigação clínica potenciada por parcerias com entidades e centros clínicos e de investigação nacionais e internacionais.

Quanto aos pedidos de estudo, deram entrada nos servi√ßos do CHUA um total de 255 pedidos no ano de 2022. A totalidade dos estudos entrados engloba Ensaios Cl√≠nicos, Estudos da Iniciativa do Investigador, Estudos Multic√™ntricos e Trabalhos Acad√©micos de Investiga√ß√£o, representando estes √ļltimos o maior n√ļmero de estudos entrados no ano transato.

De ressalvar que em 2022 verificou-se uma maior incid√™ncia de entrada de processos nos meses de janeiro e fevereiro, o que pode estar diretamente relacionado com a entrada de pedidos de estudo relativos ao Mestrado Integrado em Medicina ‚Äď Universidade do Algarve.

No que se refere a ensaios clínicos e a estudos observacionais, o CHUA registou em 2022 a entrada de 5 ensaios clínicos e 11 estudos observacionais. Deram ainda entrada 11 Estudos Observacionais Multicêntricos, dos quais 9 foram autorizados e 2 encontram-se ainda em fases de processo.

CHUA com participação e reconhecimento científico em diversos eventos nacionais e internacionais

Quanto à produção científica, os profissionais do CHUA participaram em 634 eventos técnico científicos em 2022, tendo sido o Departamento de Medicina aquele em que foi identificada maior atividade.

Do total de eventos destacam-se 293 comunica√ß√Ķes orais, 294 p√≥steres publicados, 46 p√≥steres e 1 bolsa de investiga√ß√£o. Relativamente aos pr√©mios obtidos registaram-se 12 primeiros pr√©mios e 8 men√ß√Ķes honrosas.

Para terminar e no que se refere aos dados relativos a artigos/publica√ß√Ķes, registadas nas bases de dados bibliogr√°ficas (PubMed e Scopus) o CHUA identificou 159 artigos e publica√ß√Ķes realizadas em 2022 em livros e em revistas nacionais e internacionais, dos quais 101 artigos com PMID.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.