Home » Atualidade » Nacional » Ciberataques de ransomware em Portugal
Ciberataques de ransomware em Portugal

Ciberataques de ransomware em Portugal

Threat Landscape Report, o relatório semestral de referência que da S21sec, um dos principais fornecedores de cibersegurança da Europa, analisa a evolução do cibercrime na segunda metade de 2022.

O relatório, liderado pela equipa de Threat Intelligence da empresa, analisou um total de 1.487 ciberataques e 44 famílias de ransomware, que tiveram como alvo distintos setores estratégicos.

No contexto de ransomware, com um total de 11 ciberataques, um aumento de 120% face ao semestre anterior, Portugal encontra-se na 24.ª posição no ranking mundial de países mais afetados por este tipo de ciberataque.
Estes ciberataques, que representam 65% do total analisado, visaram principalmente o setor industrial (14%), seguido do comércio a retalho (7%) e sector de saúde (7%). Setores como a construção, tecnologia, educação, transporte e logística, bem como o governo e as suas diferentes administrações, por essa ordem, também sofreram com estas ameaças.

As diferentes famílias ou grupos de ransomware por detrás dos ciberataques têm-se concentrado em alvos na América do Norte, com um total de 696 ataques e 42% do número total de ataques reivindicados, entre os Estados Unidos e o Canadá. Em segundo lugar, a Europa registou 421 ataques, com a Espanha com 48, atrás do Reino Unido, Alemanha e França. As 10 famílias de ransomware mais ativas no segundo semestre do ano, representando mais de 70% da atividade, são: LockBit, BlackCat, Black Basta, Hive, Karanut, Royal, Bian Lian, Vice Society, LV e Play.

“Assistimos a um aumento significativo das operações de ransomware, bem como das famílias ou grupos cibercriminosos por detrás delas. Estamos convencidos de que a tendência continuará a aumentar, tornando urgente e necessário que as organizações, neste caso, todas aquelas que constituem o tecido produtivo de qualquer país, reforcem a sua estrutura de cibersegurança para se protegerem e evitarem estes ataques disruptivos e o consequente desvio de dados”, destaca Hugo Nunes, responsável da equipa de Intelligence da S21sec em Portugal.

Embora boa parte dos últimos seis meses tenha sido marcada pela exploração de vulnerabilidades ou fraquezas de software já conhecidas na primeira metade de 2022, tais como Follina (CVE-2022-30190) ou a vulnerabilidade CVE-2022-26134 de Atlassian Confluence, muitas das vulnerabilidades com maior impacto observadas no período analisado foram exploradas em ataques zero-day (ataques que ocorrem antes sequer da divulgação ou publicação da vulnerabilidade para o público), ou em ataques em que a vulnerabilidade já foi dada a conhecer, mas ainda não estava disponível um patch ou correção.

A S21sec analisou um total de 13.243 vulnerabilidades publicadas com um nível crítico (17%), elevado (41%), médio (40%) e baixo (2%) de gravidade. Os meses mais ativos na divulgação de vulnerabilidades foram os meses de agosto, setembro e dezembro, e a engenharia social foi o principal vetor de acesso inicial através de campanhas de phishing.

O relatório está disponível gratuitamente aqui s21sec.com/threat-landscape-report/

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.